Recomendações pedem medidas urgentes para conter novo coronavírus

A Promotoria de Justiça de Bonito, cidade localizada na região nordeste do estado, emitiu nesta semana três recomendações para que a prefeitura local, empresários e bancos adotem medidas emergenciais para evitar que a população se contagie pelo novo coronavírus. A expectativa é que os setores público e privado efetivem ações como evitar a aglomeração de pessoas, suspender serviços não essenciais e estimular cuidados de higienização.
A primeira recomendação, de número 001/2020, foi expedida no último domingo (22). Nela, a promotora de Justiça Melina Barbosa, titular da promotoria de Bonito, recomenda ao prefeito municipal, Silvio Mauro Rodrigues Mota, que adote medidas preventivas ao novo coronavírus. Entre elas, a promotora destaca a necessidade de a prefeitura decretar situação de emergência, suspender os serviços públicos não essenciais que não puderem ser realizados por meio digital ou mediante trabalho remoto e fechar estabelecimentos que estimulem a aglomeração de pessoas, como igrejas, bares e casas de shows.
Já na segunda-feira, a promotora Melina Barbosa expediu a recomendação nº 002/2020, esta endereçada à Vigilância Sanitária e a todos os empregadores da cidade. O documento lista várias medidas a serem adotadas para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, como fornecer espaço para lavagem adequada das mãos, orientar para que os trabalhadores doentes permaneçam em casa e flexibilizar os horários de trabalho para evitar proximidade entre os trabalhadores.
A terceira recomendação, de número 003/2020, foi expedida na terça-feira (24), com destino aos gerentes de bancos, lotéricas e correspondentes bancários, desta vez recomendando medidas para evitar a aglomeração de pessoas durante o expediente bancário. Uma das providências sugeridas é a entrega de senhas e agendamento de horário assim que comece a formar aglomerados, limitando o número de pessoas a serem atendidas por hora na agência.
Além das recomendações, a promotora expediu, na segunda-feira (23), dois ofícios ao prefeito municipal requerendo informações sobre a estrutura pública disponível e o planejamento traçado para a prevenção ao novo coronavírus. Ela também solicitou que a prefeitura forme uma equipe para atender e orientar os motoristas de veículos de cargas pesadas (carretas) que entrem em Bonito.
Texto: Fernando Alves
Assessoria de Comunicação Social