Promotorias de Meio Ambiente reúnem com Municípios e NGTM para tratar dos alagamentos na BR-316, km 10
Descrição da imagem: na foto um print da tela do computador no qual aparecem os rostos dos participantes da reunião virtual sobre alagamentos na BR-316
Dando continuidade ao tratamento dos problemas ocasionados pelos constantes alagamentos da BR-316 na altura do posto do Detran (Km 10), o Ministério Público do Estado (MPPA), por meio das Promotorias de Justiça de Meio Ambiente de Ananindeua e de Marituba, reuniu, nesta terça-feira (13), com representantes do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) e dos municípios de Ananindeua e Marituba.
Conforme noticiado pelo NGTM os problemas são ocasionados, principalmente, pela insuficiência da vazão das galerias instaladas no local, pelo acumulo de lixo no Igarapé das Toras e pelo aterramento irregular de uma parte do Igarapé na área a jusante.
Segundo o NGTM é necessário realizar intervenções para a ampliação da vazão, além de ações para evitar o acúmulo de lixo e para regularizar a recuperação do igarapé. O NGTM também ressaltou a preocupação com o tratamento dos impactos que podem vir a ser ocasionados em áreas de moradia e as cautelas que devem ser adotadas em conjunto com os Municípios que impactam, principalmente, a área referente à Ananindeua.
Os representantes dos dois municípios comprometeram-se a realizar a discussão conjunta das ações que devem ser realizadas e contribuir para adoção efetiva de medidas, principalmente observando os impactos socioambientais que podem derivar de intervenções na área.
Ao final ficou acertado que ocorrerá uma reunião da Promotoria de Ananindeua com os representantes do Município, a fim de apurar as preocupações específicas nas áreas dos municípios.
Foi definido também a realização de vistoria por parte dos órgãos participantes e a apresentação de análises técnicas sobre as providências que podem vir a ser adotadas para a efetivação de soluções de curto e médio prazo.
Assessoria de Comunicação