Promotorias de Itaituba realizam inspeção em IML e constatam irregularidades

Em uma ação conjunta, as Promotorias de Justiça de Itaituba realizaram, nesta sexta-feira, 14, uma inspeção no Instituto Médico Legal (IML) e no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves - Núcleo Avançado da cidade, onde foram identificadas diversas irregularidades que comprometem a qualidade dos serviços prestados à população.
Durante a inspeção, que ocorreu nesta sexta-feira, os promotores de Justiça Wesley Abrantes, Alisson Fidelis, Italo Costa e Rhander Teixeira constataram a falta de médicos para a realização de exames. Os representantes do Ministério Público destacaram a importância do IML para a elucidação de crimes e para a garantia de direitos das vítimas e seus familiares. "É fundamental que o IML funcione de maneira adequada, pois ele desempenha um papel crucial na justiça e na dignidade das pessoas", afirmou Wesley Abrantes.
As irregularidades foram reportadas ao Ministério Público após as autoridades policiais não conseguirem exame sexológico em criança por falta de profissionais competentes na Unidade. O MPPA ajuizará ACP para a imediata contratação de profissionais adequados para a continuidade dos serviços públicos e intermediará uma solução imediata com as Secretarias de saúde.
"Essa inspeção com todos os promotores atuantes em Itaituba é um passo importante para a melhoria dos serviços públicos na região e reforça o papel do Ministério Público na fiscalização e defesa dos direitos da população, frisou o promotor Italo Costa".
Texto e fotos: PJs de Itaituba