Promotoria visita e aprova a gestão da Fundação Lar Fabiano de Cristo

A 1ª Promotora de Justiça de Tutela das Fundações Privadas, Associações de Interesse Social, Falência, Recuperação Judicial e Extrajudicial, Helena Maria Oliveira Muniz Gomes, do Ministério Público do Pará (MPPA) realizou ontem (26) com sua equipe, visita de inspeção no “Lar Fabiano de Cristo- Unidade Casa de José”, no bairro do Guamá, em Belém.
Acompanharam a visita o contador do MPPA, Raimundo Sandro de Carvalho Ramos; a assistente social Maria de Lurdes de Carvalho Almeida, a pedagoga Danielly Laurentino Damasio, e o estagiário Fabiano Caetano Rodrigues, estagiário do MP.
A equipe foi recebida por Norma Suely de Souza Carvalho, gestora da entidade, Débora Marlene Caetana de Souza Pedroso, pedagoga; as assistentes sociais Elizangela Neves e Mariza da Silva Lima, e pela assistente administrativo, Caroline Brum Carvalho.
A visita de inspeção faz parte do calendário da promotoria e teve como finalidade verificar se as atividades filantrópicas exercidas pela entidade como prestação de contas; documentação e se a finalidade para a qual foi criada estão realmente sendo atendidas.
Segundo a promotora Helena Muniz, no caso do lar Fabiano de Cristo, a constatação não poderia ter sido melhor. “Foi uma grata surpresa encontrar uma atividade tão bem cuidada. A entidade está exercendo suas atividades a contento, mostrando efetividade com a sua finalidade social”, elogiou a promotora.
Durante a inspeção, a pedagoga e a gestora da unidade, Norma Carvalho, esclareceu à equipe da promotoria que o Lar Fabiano de Cristo tem como missão desenvolver a proteção social e educação transformadora, contribuindo para a construção de um mundo melhor.
A unidade Casa de José/Belém, foi inaugurada em setembro de 1971 e nasceu de uma parceria entre o Lar Fabiano de Cristo e o Centro Espírita “Vinha de Luz”, e que tem como principais projetos: Autonomia e Cidadania, Nutre e Educa, Habilidade Sociais, Educação para o Trabalho, Educação do Ser Integral, Aprendiz Legal, Espaço de Convivência para o Idoso, Comunidade de Fabiano-Cidade de Irupê (este possui várias frentes como prevenção, ambiental, musical), Prevenção de Drogas, Clube de Mídias-Multimaneiras, Clube do Jacaré Poió, Esporte (Karatê), Artes (Dança e Música), além de serviços de profissionalização para jovens como Informática Básica e Avançada, Manutenção de Microcomputador, e cursos realizados em parceria som o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai) Costureiro Industrial, Técnicas de Malhas, Técnicas de Modelagens, Secretariado, Estampa e Serigrafia, Mecânica Diesel e Assistente Administrativo, Grupos de Geração de Trabalho e Renda e Empreendedorismo.
A gestora fez uma exposição detalhada de cada projeto promovido pela unidade Casa de José/Lar Fabiano de Cristo: Irupé Prevenção (parceria com a Fundação Abrinq); Irupé Ambiental (SCFV); Irupé Musical (Fundação Carlos Gomes); Cidade de Irupé composto pelos projetos Jacaré Poió, Teatro, Clube de Mídia e Esi; Irupé Social composto por grupos, palestras, acompanhamento e oficinais; CIET-Profissionalização; Ateliê de Irupé e; Aprendizagem, formação de jovens aprendizes que são indicados para empresas;
Outros parceiros da entidade no campo profissional são o SESC, Senac; a Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas (Vepma); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade da Amazônia (Unama) e o Ministério do Trabalho.
As famílias atendidas têm um prazo de 5 a 8 anos para receberem o acompanhamento da entidade.
Segundo a gestora da unidade, Norma........ O Lar Fabiano de Cristo através da unidade Casa de José atualmente realiza atendimento a 114 famílias, dos bairros do Guamá e Terra Firme, promovendo a prevenção, superação de situações de vulnerabilidade e risco social, através de ações preventivas, atendendo a todos os membros da família: crianças, idosos e adultos, por intermédio de 8 programas sociais adequados a cada membro participante.
Os participantes recebem duas alimentações (produzidas na própria entidade) durante o período de permanência na instituição.
Como forma de comprovação dos projetos sociais foi solicitado e entregue o Plano de Ação de 2018, o Relatório de Avaliação de 2017, o Relatório de Atividades de março e abril de 2018 e a Cartilha do Sistema de Gestão.
A pedagoga do MPPA, Danielly Laurentino Damasio, reuniu-se individualmente com a gestora da unidade pra que fossem repassadas todas as informações sobre o funcionamento pedagógico da Instituição.
O resultado da visita será estruturado em relatório, que será elaborado pelos técnicos do GATI/MPPA, que acompanharam a inspeção.
Texto: Ellen Vaz
Fotos: Promotoria de Justiça de Associações de Interesse Social