Promotoria reúne para tratar de problemas carcerários
Com objetivo de tratar sobre os problemas da situação carcerária do Centro Regional de Recuperação de Redenção (CRRR), foi realizada reunião na Promotoria de Justiça de Redenção, na terça-feira (16/05). No dia 12 de maio ocorreu uma rebelião no presídio, e na reunião foram deliberadas diversas medidas, como a necessidade urgente de vistoria e a realização de mutirão carcerário, dentre outras medidas.
A reunião foi convocada pelos promotores de Justiça de Redenção José Ilton Lima Moreira Júnior (5º Promotoria de Justiça), André Cavalcanti de Oliveira (1ª PJ) e Leonardo Jorge Lima Caldas (2º PJ), com a presença de representantes do Judiciário, Polícia Civil, Polícia Militar, OAB, Defensoria Pública e Susipe.
A iniciativa de buscar soluções para problemas carcerários em Redenção ocorreu após o episódio de rebelião, no dia 12 de maio, que teria sido causada pela chegada de um preso do Estado da Bahia para uma audiência criminal, estando o mesmo “jurado de morte”. Os detentos aproveitaram o momento e três foram mortos.
Foram debatidos problemas como a existência de uma ala feminina dentro do presídio, pois não há presídio exclusivo para mulheres na região de Redenção; a necessidade de transferência de aproximadamente 40 presos e outras situações internas da carceragem. Há uma expectativa para inauguração de novo presídio em setembro deste ano.
Foi deliberado o encaminhamento ao Poder Judiciário, com a máxima urgência, da lista de presos que ainda estão sob risco; o encaminhamento pela Susipe, de equipe de apoio permanente ou temporária de agentes para reforço no CRRR; a confecção de Relatório Circunstanciado sobre o episódio do dia 12 de maio, com todas as demais vulnerabilidades do local, bem como uma investigação rápida e efetiva sobre a rebelião.
Haverá ainda o esforço para a atuação conjunta do sistema de justiça para dar maior celeridade aos processos de réus presos. Considerando o número elevado de processos e de audiências, há necessidade de ampliar a estrutura da Vara Criminal de Redenção. Outra deliberação foi a realização de mutirão carcerário pela Defensoria Pública, com a participação da OAB.
A reunião apontou também a importância de um alojamento externo para a Policía Militar, isolomento físico da cela onde estão os presos ameaçados de morte, sala específica para atendimento dos apenados , realização de concurso público para lotação de agentes prisionais em Redenção e o agendamento, com máxima urgência, de vistoria minuciosa em todas as celas do Centro.
Texto: Ascom
Fotos: Promotoria de Redenção