Promotoria reúne com trabalhadores para tratar de conflitos na fazenda Pontal
Em Redenção, a Promotoria de Justiça da 5ª região Agraria, por meio da Promotora Titular, Herena Neves Maues Correa de Melo, recebeu na 4ª feira (29), representantes da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e da Associação Vale do Araguaia, para tratar do caso do assassinato do trabalhador rural Juvenil Martins Rodrigues, morador da Fazenda Pontal. O encontro ocorreu na sala de reuniões da Promotoria de Redenção.
Os trabalhadores explicaram que a área se trata de terra pública federal conforme manifestação do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), constante do Processo Judicial de Pedido de Reintegração de Posse por Adão Umpierre.
O Ministério Público também se manifestou nos autos no dia 16 de maio deste ano, requerendo que não fosse decidida qualquer reintegração de posse, antes de diligências robustas e do laudo do Sistema de Informações Geográficas do Tribunal de Justiça do Pará (Sigeo) ser juntado, o que foi atendido pelo juízo.
Os participantes da reunião solicitaram ao Ministério Público Agrário a gestão junto aos órgãos responsáveis para solucionar a questão fundiária, especialmente à Advocacia-Geral da União (AGU) e Procuradoria do Terra Legal, por se tratar de área arrecadada pela União.
Por outro lado, relataram a existência de três pessoas ameaçadas de morte por pistoleiros que guarnecem a propriedade, estes estariam em número de sete e seriam chefiados pelo executor da morte do trabalhador Juvenil Rodrigues.
"Sobre essa questão a Promotoria Agrária reuniu com o delegado da Delegacia de Conflitos Agrários de Redenção, Antônio Mororó, para solicitar o levantamento da situação na área de conflito e repassamos as informações sigilosas, a fim de que a inspeção policial na área seja exitosa. Os nomes dos agricultores serão mantidos em sigilo para resguardar a integridade física dos mesmos", frisou a promotora de Justiça Herena Melo.
Texto: Promotoria de Justiça da 5ª Região Agrária
Edição: Assessoria de Comunicação
Foto: Prefeitura Municipal de Redenção