Promotoria realiza roda de debates sobre trabalho e violência doméstica

O Ministério Público do Estado do Pará, por meio da promotora de justiça de Capanema, Maria José Vieira de Carvalho Cunha, realizou uma roda de debates com a participação mulheres do município entre elas servidoras, trabalhadoras domésticas e estudantes. O tema do encontro foi a carga mental consequente da mulher que trabalha e desempenha múltiplas jornadas que incluem o trabalho, a casa e a família. O evento ocorreu no dia 17 de abril.
Foram debatidas com a Rede de atendimento e Enfrentamento em favor da mulher, questões de trabalho de empoderamento como meio de combate às formas de violência. O evento teve ainda a participação da equipe da assistência social e saúde do município, que abordou o projeto do Movimento das Mulheres do Nordeste Paraense, as quais se dedicam a ajudar mulheres que sofrem ou sofreram algum tipo de violência.
A Academia Capanemense de Letras e Artes (ACLA), também prestigiou o evento com a apresentação de poesias, contos e cordel, voltados para o tema “Um sarau literário”.
O município de Capanema teve trabalhos reconhecidos nacionalmente como, por exemplo, o trabalho desenvolvido com prostitutas e portadores de HIV que será apresentado em Brasília como exemplo de prática exitosa.
O evento finalizou as atividades do mês de março, direcionadas às causas das mulheres. As atividades integram o Procedimento Administrativo da PJ de Capanema, sendo um dos objetivos do Plano de Atuação (2018/2019).

Texto: PJ de Capanema, com edição da Ascom