ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Promotoria realiza reunião para tratar sobre fluxo de atendimento para os casos de saúde mental no distrito

Icoaraci 01/03/24 12:00

Na tarde desta quinta-feira, dia 29, a 5ª Promotora de Justiça Cível e de Defesa Comunitária e Cidadania de Icoaraci, Fabia Mussi, conduziu uma reunião crucial no Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) para debater o fluxo de atendimento aos casos de saúde mental no distrito, destacando-se a situação de uma idosa em situação de rua e com transtornos mentais.

O encontro, que teve lugar na sede do MPPA, contou com a participação da Técnica psicóloga da Coordenação Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras drogas (CESMAD), Vera Lúcia Fonseca de Souza, bem como da coordenadora da CESMAD, Maria Ildeney Cardoso Morais.

Desde o início da reunião, a Promotora Mussi enfatizou a importância de estabelecer um fluxo eficiente para o atendimento da idosa em questão. A Técnica Psicóloga, Vera Lúcia, compartilhou informações sobre a Política Nacional de Saúde Mental, destacando a criação de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Residências Terapêuticas. No entanto, ressaltou que essas estruturas não se aplicam à idosa, dada sua condição de rua.

A coordenadora Maria Ildeney sugeriu que a idosa seja inicialmente estabilizada no Hospital de Clínicas e posteriormente encaminhada para uma residência de assistência social no município. Além disso, mencionou a existência de uma Coordenação de Saúde Mental na capital.

 

No início da reunião, a Promotora ressaltou a importância de criar um fluxo para o atendimento da idosa. A Técnica Psicóloga, Vera Lúcia, informou que foi instituída uma Política Nacional de saúde mental capilarizada, com a criação de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Residências Terapêuticas, sendo estes últimos são criados para as pessoas que estão há dois ou mais privadas de liberdade mas essa situação não se aplica a idosa pois ela se encontra em situação de rua.

A Coordenadora, esclarece que o ideal é que a idosa seja estabilizada no Hospital de Clínicas e depois seja encaminhada para uma residência de assistência social do município. Também informa que na capital tem uma Coordenação de Saúde Mental, cujo coordenador é Luciano Pereira. 

É solicitado que, faça o encaminhamento do Projeto do Encontro da Rede de Atenção Psicossocial que ocorrerá nos dias 9 e 10/04/2024, convidando-as na oportunidade para participar do evento e solicitar a Secretaria Estadual de Assistência Social (SEASTER), por meio da Fundação Papa João XIII (FUNPAPA) esclarecimentos sobre o acolhimento das pessoas em situação de vulnerabilidade social na Capital e questionar sobre o possível acolhimento da idosa. 

Também é solicitado que a elaboração da proposta de acolhimento e apontamento de soluções para esse caso seja de 15 dias.  

Texto e fotos: Sophia Faro/ com informações da 5ª PJ Cível e de Defesa Comunitária e Cidadania de Icoaraci

 

Fale Conosco