Promotoria realiza o II Seminário de Segurança Alimentar e Saúde Pública

No último dia 12 de julho de 2018, a Promotoria de Justiça de São Sebastião da Boa Vista levou à Comunidade Bom Jesus, localizada no Rio Pracuúba Grande, o II Seminário de Segurança Alimentar e Saúde Pública, com objetivo de promover palestras educativas e preventivas voltadas à comunidade da zona rural do município. Na ocasião foram ministradas palestras sobre zoonoses e manipulação de alimentos. O evento fez parte da Semana Cidadã do Ministério Público.
Estiveram presentes no II Seminário o prefeito José Hilton Lima, a secretária de Saúde Glaucélia Lima, o secretário de Agricultura Mecias Mendes, o vereador Alberto Vilena e demais representantes de diversas comunidades localizadas ao longo do Rio Pracuuba Grande.
A abertura do II Seminário foi realizada pela promotora de Justiça Patrícia Medrado, que esclareceu à população a importância de debater sobre a temática, sobretudo pelo fato da região do Marajó, por suas características geográficas, ser uma área endêmica para a ocorrência de zoonoses, e principalmente por ter sido noticiado no I Seminário, realizado na cidade, alguns casos de agressões por morcegos entre moradores da zona rural.
Iniciado o ciclo de palestras, o médico veterinário e coordenador da Vigilância Sanitária do Município, Angelo Valetin, ministrou a temática “Zoonoses e bem estar animal” esclarecendo os aspectos conceituais, formas de transmissão, prevenção e tratamento de algumas zoonoses, tais como: raiva, leishmaniose, toxoplasmose, febre maculosa, febre amarela, doenças de chagas, malária, por fim, ressaltou a necessidade da posse responsável de animais domésticos.
Prosseguindo nas atividades, o médico veterinário e coordenador das zoonoses da Sespa, Fernando Esteves, trouxe grande contribuição ao evento ministrando a palestra “O Papel da Sespa na prevenção de zoonoses no estado do Pará”. Ele teceu considerações gerais sobre zoonoses, exemplificando que apenas com a simples prática de extração do açaí, o homem está propício ao contato com vários animais causadores de zoonoses como: mosquitos, escorpiões, morcegos, entre outros, ressaltou que as alterações do meio ambiente são responsáveis pelo aparecimento de zoonoses. No decorrer da palestra foi possível esclarecer várias dúvidas da comunidade, orientando quanto as medidas e providências a serem adotadas para os casos de agressões de morcegos em animais e no ser humano.
A médica veterinária do Ministério Público Maria do Carmo Andion ministrou a palestra “Segurança Alimentar”, falando das doenças transmitidas por alimentos contaminados, e seus sintomas. Posteriormente, fez considerações sobre a alimentação escolar, a necessidade da população conhecer e fiscalizar o que está sendo consumido pelas crianças nas escolas, e o papel das mães e responsáveis em fazer a fiscalização deste alimentos.
Ao final das palestras foi aberto o debate com a comunidade, ocasião em que os participantes puderam tirar suas dúvidas e receber orientações.
“As atividades desenvolvidas durante a Semana Cidadã do Ministério Público fazem parte do plano de atuação da Promotoria de Justiça. As atividades na zona rural continuarão, com programação de palestras e ações nas escolas ao longo do próximo semestre”, enfatizou Patrícia Medrado.
Texto e fotos: Promotoria de Justiça de São Sebastião da Boa Vista
Revisão: Assessoria de Comunicação