ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Promotoria realiza audiência pública para garantir direitos dos povos indígenas Tembés

Com a finalidade de zelar pelos direitos fundamentais dos povos indígenas, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do promotor de Justiça de Capitão Poço Nadilson Portilho Gomes promoveu, nesta segunda-feira (17), a audiência pública “ Os Direitos dos Povos Indígenas Tembés”.
Capitão Poço 18/09/18 14:52

Com a finalidade de zelar pelos direitos fundamentais dos povos indígenas, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do promotor de Justiça de Capitão Poço Nadilson Portilho Gomes promoveu, nesta segunda-feira (17), a audiência pública “ Os Direitos dos Povos Indígenas Tembés”.

Foram colhidas no evento as reclamações dos indígenas e trabalhadores da educação quanto a alimentação escolar fornecida pelo Município de Capitão Poço, por ser a mesma insuficiente para atendimento da demanda, fornecida com mercadorias incompletas para cumprimento do cardápio escolar, com itens entregues próximos dos vencimentos, além de desrespeitar a cultura alimentar indígena,

WhatsApp Image 2018-09-18 at 09.46.jpg

Os participantes ainda alertaram para a necessidade de censo escolar e a urgência de plano de governo para proteção e defesa de suas terras. Também foram denunciados descasos com os alunos das escolas públicas de educação estadual, quanto ao transporte, má alimentação escolar, falta de estruturas nas escolas e falta de professores. 

Captura 1.jpg

A audiência pública teve ainda a finalidade de coletar informações e elementos técnicos e científicos que possam subsidiar a atuação extrajudicial e eventualmente judicial do Ministério Público do Estado do Pará, nas causas de suas atribuições referentes aos povos indígenas, especialmente Promotorias de Justiças de Capitão Poço e de Santa Luzia do Pará, visando melhorias das condições de vidas das pessoas em geral.

Compareceram ao evento, o prefeito municipal de Santa Luzia do Pará, Edno Alves, a secretária Municipal de Educação, Fabiana Lacerda, o secretário Municipal de Meio ambiente, Sandro Tembé, a técnica de educação em legislação indígena, Meire Jane, o diretor da 17ª URE, Juscelino Correa, diretores, merendeiras e professores do Município, além das lideranças indígenas, Wendel Tembé, Nilson Tembé, Naldo Tembé, Kamiram Tembés, Daiene Tembés, Raimundo Tembés, Edilson Tembé,

Representaram a prefeitura Municipal de Capitão Poço na audiência pública o secretário Municipal de Saúde, Eduardo Chaves e o secretário Municipal de Agricultura, Francisco Jair do Nascimento.

WhatsApp Image 2018-09-18 at 09.46.jpg
Ao centro, promotor Nadilson Gomes

"O Ministério Público Estadual está buscando definir mecanismos para que seja garantido os direitos dos povos indígenas previsto no artigo 231 da Constituição Federal/88, que declara os direitos fundamentais de alimentação, saúde, moradia, saneamento e saúde pública, entre outros, sejam estendidos às comunidades indígenas. Temos que contribuir para redução dos conflitos sociais e culturais que ainda permeiam a causa indigenista e contribuir para assegurar às comunidades a efetivação de seus direitos fundamentais", enfatizou Nadilson Gomes.

O promotor de Justiça comprometeu-se em adotar todas as providências que sejam de sua atribuição e encaminhar as demais demandas apresentadas para os órgãos cabíveis.

Texto e fotos: Promotoria de Justiça de Capitão Poço
Edição: Assessoria de Comunicação

Fale Conosco