Promotoria participa de seminário de municipalização do trânsito

O promotor de justiça titular de Pacajá, Gerson Alberto de França, participou ontem (5) de um seminário com o objetivo de organizar e promover a segurança e a cidadania no trânsito da cidade. O evento aconteceu no salão da maçonaria de Pacajá, sudoeste do Estado do Pará.
Durante a participação, o promotor ressaltou que a municipalização do trânsito no município já está implantada, e foi possível através de convênio com o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran/PA).
Segundo ele, a partir de agora será efetuada a devida organização do trânsito na região. Para isso, o município de Pacajá conta com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), já existente na região. "A prefeitura local está fazendo a sinalização vertical e horizontal das principais ruas do centro da cidade e realizando ações educativas de orientação por meio dos agentes de trânsito municipais”, diz Gerson de França.
Além da redução de acidentes de trânsito e da preservação de vidas, a questão da segurança pública foi outro ponto ressaltado pelo promotor acerca da temática, que destacou a importância da organização do trânsito seguro para minimizar os impactos orçamentários do município, causados pelo grande número de acidentes de trânsito, principalmente envolvendo pedestres e motociclistas.
"A prefeitura passará a realizar ações de fiscalização no trânsito, que serão possíveis graças à execução da municipalização do trânsito na cidade", diz o promotor.
Outro aspecto ressaltado foi a questão da segurança pública, uma vez que há um grande número de veículos furtados e roubados, trafegando na cidade, e a fiscalização do trânsito irá coibir esse tipo de crime na cidade.
Segundo o promotor, o Ministério Público acompanha todo o processo de municipalização, apoiando as ações para organizar o trânsito na cidade de Pacajá.
Texto: Assessoria de Comunicação
Fotos: Promotoria de Justiça de Pacajá