ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Promotoria lança campanha para doação de cadeiras de rodas

Nove cadeiras já foram entregues e campanha segue até o final do ano
Santarém 22/06/22 08:08

Foi lançada nesta terça-feira (21/06), no auditório da Promotoria de Justiça de Santarém, a campanha para doação de cadeira de rodas promovida pelas 11ª e 12ª Promotorias de Justiça, em parceria com a Associação dos Deficientes Físicos de Santarém (Adefis). Nove cadeiras foram entregues e até dezembro de 2022, empresários, comerciantes e demais pessoas interessadas podem fazer a doação, que será destinada a uma pessoa com deficiência.

Descrição da imagem: Fotografia colorida em auditório, com mesa de cor cinza à frente de palco onde estão sentadas nove pessoas , e um homem de blusa branca fala ao microfone. Ao fundo há uma cortina vermelha, o piso é cinza de granito.

O promotor de Justiça Tulio Chaves destacou a importância da parceria com a Adefis, uma vez que a 12ª promotoria tem o papel de retaguarda, no velamento das entidades do terceiro setor, que prestam um serviço de interesse público e social. “Na nossa visita a Adefis pudemos constatar que assim como a pessoa com deficiência têm muitas dificuldades para ter uma vida minimamente digna, a Adefis também se encontra na mesma situação”, disse.

A promotora de Justiça Larissa Brandão, titular da 11ª promotoria de Justiça do Idoso e da Pessoa com Deficiência, falou do grande aprendizado e desafio do cargo. “Nós moramos numa cidade que não tem condições de acessibilidade”. Ela destacou a aprovação, há cerca de três anos, de legislação que prevê a reforma das calçadas, mas que ainda necessita ser implementada.

A coordenadora das promotorias de Justiça de Santarém, Lilian Braga, ressaltou a importância da presença das pessoas com deficiência dentro do espaço do MP. “Para a gente se sensibilizar com o outro, muitas vezes é preciso que a gente veja, que a gente encontre as pessoas, para entender quais são as dificuldades”, enfatizou.

A representante da Adefis, assistente social Ládia Rufino, explicou sobre a importância de uma cadeira de boa qualidade para garantir suprir as necessidades de acordo com a deficiência, e que tem custo inacessível para grande parte dos associados acompanhados pela Adefis. São sugeridas doações de modelos para uso permanente, em alumínio, com rodas que possam ser removidas, e pneus de câmara, detalhes que fazem a diferença na vida de quem utiliza a cadeira, dando melhor conforto e segurança.

Participaram também da mesa de abertura o presidente da comissão de defesa de pessoas com deficiência da OAB Santarém, Railton Sarmento; o pró-reitor de Gestão Estudantil da Ufopa Luamin Tapajós; a secretária municipal de Saúde Vânia Portela; o representante do TCE, Antônio Carlos Ferreira, e o vereador Andreo Rasera.

No lançamento foram doadas nove cadeiras, sendo oito resultado de acordos judiciais, e uma doada pela rede de farmácias Primavera, de Santarém. A campanha segue até dezembro, e os interessados em aderir devem entrar em contato com a 12ª Promotoria de Justiça Cível de Santarém, por meio do telefone (93) 3512-0474, ou e-mail fundacoesstm@mppa.mp.br. A doação e a destinação será acompanhada pela 11ª e 12 Promotorias de Justiça.

Descrição da imagem: Fotografia colorida em auditório, onde se vê um grupo, tendo à frente sete pessoas em cadeiras de rodas e nove pessoas em pé. Ao fundo o palco com mesa e uma cortina vermelha. 

Assessoria de Comunicação-MPPA

Fale Conosco