ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Promotoria instaura procedimento e divulga calendário de escutas sociais

Escutas visam ouvir a comunidade sobre as pautas de assuntos de relevância social, o que permitirá fortalecer a atuação do MPPA
Soure 14/06/21 14:58

 

A Promotoria de Justiça de Soure instaurou, na última sexta-feira (11), o Procedimento Administrativo nº 001/2021-PJSDS (SIMP nº 000302-026/2021), com o objetivo de divulgar o calendário de Escutas Sociais que serão realizadas no município no período de julho a dezembro deste ano. Segundo o cronograma elaborado pelo promotor de Justiça Guilherme Coelho estão previstas seis escutas. A primeira ocorrerá no dia 7 de julho de 2021 e a última n o dia 1º de dezembro de 2021.

O agendamento de escutas Sociais é um desdobramento dos trabalhos da Correição Ordinária realizada pela Corregedoria Geral do Ministério Público no município de Soure, nos dias 24 e 25 de maio de 2021.

A escuta destaca-se como um instrumento de aproximação entre o Ministério Público e a comunidade. Está prevista na Carta de Brasília aprovada em 22 de setembro de 2016, no 7º Congresso de Gestão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que estabelece a modernização do Controle da Atividade Extrajurisdicional pelas Corregedorias do Ministério Público, bem como o fomento à atuação resolutiva do Ministério Público Brasileiro

Para o promotor de Justiça titular de Soure, Guilherme Coelho, “a escuta social é de fundamental importância ao aperfeiçoamento das atividades ministeriais e basilar em inserir ainda mais a Promotoria na realidade social do município”.

Com o recente cenário da Covid-19 houve a necessidade de retomada da pauta de assuntos de relevância social na atualidade na cidade de Soure, com relação a educação, saúde, comunidades extrativistas tradicionais, concurso público, fornecimento de energia elétrica, bem como o enfrentamento ao abuso, exploração e violência sexual contra crianças e adolescentes, dentre outros temas de interesse e repercussão social.

As escutas ocorrerão de forma presencial ou virtual, sempre considerando as possíveis alterações decorrentes das condições sanitárias do município e do Estado do Pará, no contexto da pandemia da Covid-19.

Acesse aqui o calendário de escutas sociais.

 

Texto: Assessoria de Comunicação
Foto: Promotoria de Justiça de Soure

 

Fale Conosco