ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Promotoria inicia parceria com cooperativas de catadores

O projeto busca incentivar a reciclagem no município como alternativa ao descarte em aterros sanitários
Marituba 28/06/21 11:50

Descrição da Imagem: fotografia colorida mostrando quatro mulheres e dois homens, todos em pé, lado a lado. Am fundo uma parede com um quadro

O Ministério Público do Pará (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça de Marituba, está lançando o projeto "Recicla Marituba". A iniciativa consiste em incentivar a reciclagem no município e engajar a sociedade civil na separação de resíduos sólidos, além do fortalecimento das cooperativas municipais.

O projeto segue a Lei 12.305/2010, que estabeleceu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, observando a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos (Art. 9º), onde o descarte em aterros sanitários se torna a última opção viável.

Em reunião realizada na última sexta-feira, 25 de junho, entre a Promotoria de Marituba e as Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis, foi estabelecido um prazo máximo de cinco dias onde as cooperativas irão apresentar as listas de necessidades e principais dificuldades vivenciadas no município, além de apresentarem as rotas de coleta que pretendem realizar.

Fazem parte do projeto as cooperativas COOPTACAMARI, COCAMAVEL, COCAMAR e ACAREMA. Para saber mais sobre a coleta, confira aqui a lista de cooperativas e materiais coletados.

Texto: Thiago Vasconcellos

 

Fale Conosco