Promotoria e Vigilância Sanitária assinam TAC com vendedores açaí para garantir branqueamento
A Promotoria de Justiça de Afuá em parceria com a Vigilância Sanitária do Município realizou, nesta quarta-feira (19) na sede Lagostão, uma reunião com os batedores de açaí que atuam no município de Afuá no sentido de conscientizá-los sobre a importância do branqueamento do produto.
A iniciativa visa prevenir a doença de chagas no município, no mês de agosto foram registrados 3 casos em Afuá. As vítimas contraíram a doença após se alimentarem de açaí contaminado.
Atualmente, existem em Afuá cerca de 100 vendedores de açaí cadastrados pela Vigilância Sanitária, 70 compareceram à reunião desta quarta-feira.
Cerca de 70 vendedores de açaí participaram da reunião
Os técnicos da Vigilância Sanitária ministraram uma palestra sobre a doença de chagas e orientaram sobre como realizar o processo de branqueamento do açaí, única forma de prevenir a doença.
Ao final da reunião, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado com os vendedores de açaí onde os mesmos concordaram em regularizar suas atividades e implantar o processo de branqueamento no prazo de 30 dias.
O Promotor de Justiça de Afuá, Márcio Almeida Farias, explicou aos comerciantes que o objetivo do TAC é cuidar da saúde pública da população e também esclareceu que, caso o TAC não seja cumprido, o Ministério Público e a Vigilância Sanitária tomarão as medidas cabíveis, como multa e interdição da atividade.
Texto e fotos: PJ de Afuá, com edição da Ascom