ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Promotoria debate com órgãos públicos medidas para solucionar alagamentos na BR-316

Os alagamentos no KM-10 causam transtornos e riscos à segurança viária
Marituba 30/06/21 16:22

O Ministério Público do Estado, por meio da 5ª Promotoria de Justiça de Marituba, reuniu nesta quarta-feira (30) com o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) e com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marituba (Semma) e de Obras com o objetivo de tratar dos constantes alagamentos vivenciados na BR-316 às proximidades do posto do Departamento de Trânsito do Pará (Detran), no KM-10, que causam sérios transtornos e riscos à segurança viária. 

A promotora de Justiça Eliane Moreira coordenou a reunião, que contou com a participação do diretor geral do NGTM, Eduardo Ribeiro, do secretário da Semma, Fernando Braun e do secretário de Infraestrutura, Coaraci Dias.

Os alagamentos naquele local são noticiados frequentemente pelos veículos de comunicação como "alagamentos do Rio Uriboca". Todavia, o Ministério Público do Estado constatou, a partir das informações repassadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marituba, que se trata do Igarapé das Toras, o qual tem seu volume aumentado durante os períodos de chuva mais severas na região metropolitana.

Durante a reunião o NGTM relatou que os estudos realizados demonstram a necessidade de aumento da vazão do fluxo no igarapé na região próxima à BR-316, mas que tal ação gerará impactos em cadeia à jusante do rio, podendo impactar áreas de moradia em Ananindeua.

“Por esse motivo faz-se necessária a elaboração de maiores estudos e também a atuação integrada dos municípios de Ananindeua e Marituba em conjunto com o Estado do Pará”, ressaltou a 5ª promotora de Justiça de Marituba, Eliane Moreira.

Segundo a Promotoria as intervenções necessárias devem ocorrer no âmbito do projeto BRT Metropolitano e trata-se de uma necessidade identificada a partir de 2019, principalmente em decorrência dos alagamentos.


Texto: Assessoria de Comunicação
Foto: Reprodução TV Liberal

Fale Conosco