Promotoria de Justiça se reúne com a Funpapa para tratar sobre o Projeto Família Acolhedora

Nesta sexta-feira,24, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) por meio da 2ª Promotoria de Justiça Ioná Nunes realizou uma reunião de articulação com a participação de integrantes do Sistema de Justiça, o líder da igreja Católica e Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, Frei Dom Paulo, da Arquidiocese que coordena as Pastorais Familiares, a Juíza da 1ª Vara da Infância e Juventude, Rubilene Silva Rosário, a Defensoria Pública, as suas servidoras da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Glória e Conceição. A reunião tinha como objetivo formar parcerias para a implantação do Sistema de Família Acolhedora no município de Belém. A reunião aconteceu na sede da Funpapa.

Atualmente as tratativas estão na fase de sensibilização do trabalho, da divulgação e da sensibilização da sociedade civil para as famílias que têm o interesse em se tornar Família Acolhedora. Dessa forma, estão a busca de parceiros e a execução desse projeto cabe a Funpapa. Esse Sistema de Acolhimento Familiar é muito mais eficaz do que o Sistema de Acolhimento Institucional estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Será realizada uma próxima reunião da Funpapa com a Arquidiocese com o objetivo de dar prosseguimento aos encaminhamentos. O MPPA através da 2ª Promotoria de Justiça, tem um procedimento de acompanhamento da implantação do Projeto de Família Acolhedora no município.
Texto e fotos: Sophia Faro/ com informações da 2ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude