Promotoria de Justiça promove encontro para articulação com a rede de proteção de crianças e adolescentes

O Ministério Público do Estado, por meio da Promotoria de Justiça de Itupiranga, promoveu, na última sexta-feira, 11 de julho, um encontro entre representantes da rede de proteção de criança e adolescente e do idoso. O evento, realizado no Plenário da Câmara de Vereadores, com o apoio da Secretaria de Assistência Social de Itupiranga, teve como objetivo debater protocolos de atendimento à crianças e idosos em situação de risco, uniformizar procedimentos e divulgar todos os serviços disponíveis no município.
O promotor de Justiça, Gilberto Lins, destacou, em sua fala, a importância do trabalho conjunto da rede, com a finalidade de que a atuação seja célere, evitando atrasos na adoção das medidas. Os participantes também falaram das dificuldades práticas. Na ocasião, houve a deliberação e tratativas iniciais sobre protocolos de atendimento.
Durante a reunião, a equipe técnica do Ministério Público, representada pelas psicólogas Ozilea e Carla, bem como pela assistente social Laudia, trouxe relatos de experiências anteriores na condução e busca de solução das demandas apresentadas, a fim de conhecer os limites e a atuação de cada serviço. "Além de padronizar protocolos, o encontro serviu para fortalecer a comunicação entre órgãos", destacou a assessora da Promotoria de Justiça de Itupiranga, Camila Figueiredo.
Ao final, houve o destaque de que a articulação contínua é essencial não apenas para socorrer rapidamente, mas também para antecipar ações de prevenção, analisando indicadores de denúncia e perfil de risco.
Texto e fotos: PJ de Itupiranga