Promotoria de Justiça participa de primeira sessão do Tribunal do Júri em formato híbrido

Descrição da imagem: Foto colorida dos participantes da sessão. Há oito pessoas, cinco homens e três mulheres, em pé, reunidas, posando para a foto. Todos estão com roupas sociais, sendo que quatro estão com togas pretas. A sala possui paredes e piso beges. Ao fundo, na parte superior, há várias janelas de vidro. Ao lado esquerdo, há uma bancada de madeira com um monitor de computador.
A Comarca de Mocajuba realizou, nesta terça-feira (23), a primeira sessão do Tribunal do Júri de forma híbrida. Na ocasião, as testemunhas de acusação e de defesa foram ouvidas presencialmente no salão do Júri do Fórum Desembargador Moacyr Guimarães e o réu acompanhou o julgamento integralmente por videoconferência. O comparecimento presencial do réu não foi possível em razão dele residir atualmente em São Félix do Xingu e não ter condições financeiras de viajar até a comarca de Mocajuba para participar da sessão presencialmente.
Para viabilizar a participação remota do réu em seu próprio julgamento, foi disponibilizado um link virtual pelo Fórum da Comarca de Mocajuba, tendo o mesmo sido ouvido na sala de audiências do Fórum da Comarca de São Felix do Xingu em tempo real. O réu interagiu com o Juiz Titular da Comarca de Mocajuba, Bernardo Queiroga, com o promotor de Justiça Dirk Costa de Mattos Junior, e com os advogados de defesa, configurando o cumprimento e a efetividade do princípio da cooperação jurisdicional nacional.
Descrição da imagem: Foto colorida da sessão. Há várias pessoas sentadas em caderias azuis, de costas para a câmera. Na parte da frente da sala, há um homem em pé, ao lado esquerdo, usando uma toga preta, atrás de uma bancada de madeira. Ele gesticula para as pessoa presentes. Atrás dele, na parede, há uma projeção de chamada de vídeo. Ao lado, há outra bancada de madeira, maior que a primeira, com três pessoas atrás. Ao lado esquerdo, em cima, há várias janelas de vidro. Ao lado direito da imagem, ao fundo, há um homem em pé na frente de uma porta de madeira. As paredes o piso da sala são beges.
Por intermédio dos recursos tecnológicos que já são utilizados pela Comarca de Mocajuba e pela Promotoria de Justiça para a realização de audiências cíveis e criminais, o réu teve a oportunidade de participar de seu julgamento, conversar com seus advogados e de exercer seu direito de defesa, tendo sido condenado nos termos da sentença de pronúncia. Acompanharam o julgamento os parentes da vítima e do réu, servidores do Fórum, Policiais Civis, além populares e acadêmicos do curso de Direito da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).
Promotoria de Justiça de Mocajuba, com edição da Ascom.