Promotoria de Justiça e UNICEF realizam reunião para planejar ações em parceria, em Belém

Nesta quarta-feira, 24, a 1ª Promotora de Justiça da Infância e Juventude da capital, Síntia Bibas Quintanilha Maradei, o Promotor de Justiça Nadilson Portilho e a Oficial de Educação e Proteção do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Lorena Araújo, reuniram-se para tratar sobre as frentes de trabalho da Unicef em 2024, a agenda Cidade UNICEF (ACU) e Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI), em conjunto com o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), bem como estabelecer as formas de apoio deste órgão e suscitar reflexões sobre as crianças e adolescentes indígenas Warao.
A Agenda Cidade UNICEF (ACU) é uma iniciativa que planeja, até 2024, realizar um conjunto de ações integradas em território definido como prioritário para atuação nas áreas de educação, saúde e bem-estar, proteção contra violência, inclusão socioprodutiva, água e saneamento.
As Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI) é uma estratégia em prol da melhoria da oferta de serviços e diálogo entre profissionais e famílias. A UAPI favorece a comunicação sobre o desenvolvimento das crianças de até seis anos de idade, atendidas em unidades de educação, saúde e assistência social.
O objetivo da reunião é esclarecer e fomentar estratégias de atuação, em conjunto com o Ministério público, em especial, diante dos eixos: educação que protege e bem-estar da crianças e adolescentes, além da estratégia UAPI e suscitar reflexões sobre os possíveis projetos voltados para as crianças e adolescentes indígenas Warao de Belém.
Participaram também da reunião a analista jurídica Marcela Toppino e a psicóloga Thais Costa.
Em outra oportunidade, será apresentado pela Unicef com mais detalhes sobre os objetivos e metas da UAPI para próximos meses e as formas de cooperação e apoio do MPPA com intuito de soma esforços para que cada criança e adolescente tenha sua saúde integral e seu bem-estar assegurados.
Texto e foto: 1ª PJ da Infância e Juventude