Promotoria de Justiça e Secretaria Municipal de Saúde discutem obras de saúde e combate à dengue em Abaetetuba

No último dia 22, quinta-feira, a 2ª Promotora de Justiça de Abaetetuba, Gruchenhka Oliveira Baptista Freire, conduziu uma reunião extrajudicial com a Secretária Municipal de Saúde, Raimunda Rosa Rodrigues Carvalho. O encontro teve como pauta principal as obras dos pontos de saúde, as ações do município no combate à dengue e a importância da Maternidade Regional para os habitantes de Abaetetuba.
Durante a reunião, a Secretaria de Saúde informou que está seguindo as orientações da Promotoria de Justiça para a devida reestruturação dos postos de saúde. Isso inclui a adequação dos prédios de acordo com as diretrizes recebidas através da fiscalização e relatório do Grupo de Apoio Técnico do Ministério Público. O objetivo é efetivar políticas públicas relacionadas à saúde do município.
Sobre as ações de combate às epidemias, a titular da Secretaria confirmou o empenho na prevenção e enfrentamento do avanço da dengue em Abaetetuba. Ela destacou que diversas ações estão sendo implementadas nos bairros, como campanhas e orientações aos moradores sobre prevenção e sintomas de contaminação. O intuito é evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença e garantir a saúde dos cidadãos.
Ao ser indagada sobre as medidas contra o fechamento da Maternidade Regional do Baixo Tocantins, a Secretária de Saúde ressaltou que, em cumprimento à Recomendação Ministerial n.º 001/2024 da 2ª PJ de Abaetetuba, se reuniu com a Secretária Estadual de Saúde para discutir o assunto. Ela esclareceu que a maternidade será mantida, atendendo assim às demandas e preocupações da população.
Assessoria de Comunicação