ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Promotoria de Justiça de Vitória do Xingu realiza ações alusivas ao Agosto Lilás

Vitória do Xingu 30/08/24 16:15

Durante o mês de agosto, a promotora de Justiça de Vitória do Xingu, Samara Correa, realizou uma série de ações alusivas ao Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher. As ações foram idealizadas com base na celebração da Lei Maria da Penha nº 11.340/2206, que completou 18 anos de promulgação em 2024.

As palestras foram realizadas no dia 9 de agosto, no Centro de Convivência da área urbana; no dia 26 de agosto, na Escola Estadual de Ensino Médio Padre Eurico, onde também participaram a Juíza Caroline Bartolomeu e o Promotor de Justiça Igor Dourado; e ainda no dia 30 de agosto, na Escola Municipal Leonardo D’Vinci, localizada na área rural que fica a 57 km da sede do município. Na ocasião do 26, uma das ouvintes relatou ser vítima de violência doméstica, e após receber o apoio dos presentes, foi então encaminhada para o devido atendimento jurídico e psicossocial.

Além das palestras, foram divulgados materiais informativos, como as Cartilhas do Núcleo de Proteção à Mulher (Núcleo Mulher) e ainda “Glossário de “roubadas” amorosas – e outras”, também produzida pelo Núcleo Mulher, além de produções acerca do tema nas redes sociais e grupos de Whatsapp.

De acordo com a Promotora de Justiça Samara Correa, “as ações alusivas ao Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher, são a concretização da atuação preventiva do Ministério Público, realizada com o viés pedagógico e não apenas preventiva, com o objetivo de assegurar a disseminação do conhecimento acerca da Lei Maria da Penha e seus institutos, de modo a evitar a prática e continuidade, bem como combater os casos relacionados à violência no âmbito doméstico e familiar”.

Texto e fotos: PJ de Vitória do Xingu, com edição de Ascom/MPPA

 

Fale Conosco