Promotoria de Justiça de Ulianópolis recomenda intervenção em pontes em estado crítico no município

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do Promotor de Justiça de Ulianópolis, Adriano Moda Silva, expediu a Recomendação nº 2/2025 com orientações para a adoção de medidas imediatas voltadas à recuperação de pontes em situação crítica na zona rural do município. A iniciativa tem como objetivo garantir a segurança da população e a continuidade de serviços essenciais, como o transporte escolar.
A recomendação foi assinada pelo Promotor de Justiça Adriano Moda Silva após o recebimento de denúncia relatando diversas irregularidades na ponte localizada na estrada entre as comunidades JK e Kauana. A estrutura, que integra o trajeto do transporte escolar, encontra-se em condições precárias, representando risco à população.
Diante do quadro, o Ministério Público recomendou ao Poder Executivo Municipal a adoção das seguintes providências:
-
Realização imediata de manutenção na ponte situada na estrada entre JK e Kauana;
-
Avaliação de todas as pontes em situação precária no município, com a aplicação de critérios técnicos para identificar as que demandam intervenção urgente, especialmente aquelas utilizadas no transporte escolar;
-
Interdição de pontes que apresentem risco crítico de colapso;
-
Priorização das ações corretivas com base na gravidade dos danos identificados.
Após a recomendação, o ente municipal acatou as medidas indicadas e iniciou a reforma da ponte localizada na estrada entre JK e Kauana.
A Promotoria de Justiça de Ulianópolis reforça, ainda, a importância do monitoramento contínuo e da avaliação técnica das demais pontes em situação de risco no município. As ações estão sendo acompanhadas no âmbito de Procedimento Administrativo instaurado para apurar e buscar a solução das irregularidades.
Texto e Fotos: PJ de Ulianópolis, com edição da assessoria de comunicação do MPPA.