ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Promotoria de Justiça de Terra Santa realiza semana itinerante em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Terra Santa 24/05/24 16:20

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) através da Promotoria de Justiça de Terra Santa, promoveu uma semana itinerante de conscientização em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. As ações tiveram início no dia 17 de maio, na comunidade do Piraruacá, zona rural do município.

O Promotor de Justiça Guilherme Lima Carvalho, titular de Terra Santa, dialogou com a comunidade e explicou sobre a rede de proteção, os órgãos que a compõem e como os comunitários podem acessar e obter informações dos serviços públicos. Na oportunidade, os canais de denúncia dos órgãos de proteção foram disponibilizados para a população.

Dando continuidade às ações, foi realizada uma reunião na sede da Promotoria de Justiça, no dia 20 de maio, com os órgãos da rede municipal de proteção. Na ocasião, representantes puderam expor suas experiências, dificuldades encontradas e possíveis ações para combater a exploração sexual infantil. Após as discussões, iniciou-se um projeto de atuação conjunta, visando visitas a locais suspeitos de exploração sexual infantil, além da criação de ações específicas em escolas, unidades básicas de saúde e outros equipamentos comunitários para conscientizar a população e atuar em parceria com o poder público no combate à exploração sexual infantil.

Encerrando a semana de ações, no dia 23 de maio, foi realizada a ação "Fazendo Bonito nas Escolas", em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Glauciene Gato Silveira, e a Secretaria Municipal de Educação. O evento contou com o apoio dos professores da rede pública municipal no combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, enfatizando a importância de todos no enfrentamento a essas violações de direitos. Dados recentes indicam um aumento nos casos de abuso sexual infantil no município, com 55 crianças e adolescentes, entre 4 e 17 anos, vítimas de violência nos últimos sete meses, conforme relatado pelo CREAS.

A abertura do evento do dia 23 foi marcada pela apresentação da Escola Leonor Machado Fernandes, com a peça "Não me toca, seu boboca", que destacou o Maio Laranja, mês nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil. A ação também contou com a apresentação do grupo "Curumim Criativo", que trabalha as raízes da dança e musicalidade do carimbó, coordenado pelo professor Gerulton Delgado.

Participaram como facilitadores da ação o Secretário Municipal de Educação, Reginaldo Barbosa Gentil; a Secretária Municipal de Assistência e Promoção Social, Zuleide Pessoa Albuquerque; a Coordenadora do CREAS Glauciene Gato Silveira, Maria Auxiliadora Gomes; a Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Rosa Silva; representantes do Conselho Tutelar, Fabiane Sá e Paula Maciel, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Jordan Printes, do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); Vanessa Soares, do Fórum de Justiça; além de psicólogos, assistentes sociais, diretores e coordenadores pedagógicos, e representantes da Polícia Civil e da Secretaria Municipal de Saúde.

A Promotoria de Justiça de Terra Santa reafirma seu compromisso com a proteção das crianças e adolescentes, conclamando toda a sociedade a se engajar na luta contra o abuso e a exploração sexual infantil.

Texto: PJ de Terra Santa com edição da Assessoria de Comunicação

Fotos: Prefeitura de Terra Santa

 

 

Fale Conosco