Promotoria de Justiça da Infância e Juventude realiza palestra sobre o processo de adoção no Brasil

Na manhã desta quarta-feira, 26, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) por meio da 10ª Promotora de Justiça da Infância e Juventude de Marabá, Jane Cleide Silva Souza, realizou a palestra “Adoção no Brasil: desafios e controvérsias”, no auditório da Escola Monte Castelo, no município de Marabá.
A discussão ocorreu com os alunos do 3º ano, contando com a presença de aproximadamente 60 estudantes. O tema da palestra foi escolhido e indicado pela escola, atendendo a demanda da comunidade escolar.
No decorrer da palestra, foram abordados aspectos como a historicidade do instituto da adoção; normativa legal; características da adoção; adoção legal, direta e à brasileira; requisitos para adotar; Sistema Nacional de Adoção; e ainda o perfil dos adotantes e das crianças incluídas no cadastro.
Na ocasião, também foi problematizado com os alunos a questão do racismo estrutural no processo adotivo, visto que crianças brancas e pardas costumam ser priorizadas em detrimento das crianças negras. Outro ponto tocado durante a palestra foi o número de crianças e adolescentes incluídas no cadastro do Sistema de Nacional de Adoção, quando comparados com o de pessoas habilitadas e aptas a adotar.
Após a sessão de debates, foram ponderadas sugestões de intervenções para melhorias no procedimento, de modo a ouvir a opinião dos estudantes presentes.
Texto e foto: PJ de Marabá com edição de Ascom/MPPA