ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Promotoria de Justiça Agrária promove ação para garantir que UBS Fluvial realize atendimento médico ininterrupto aos ribeirinhos

Itupiranga 24/11/23 17:20

 

Nesta quinta-feira,23, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da titular da 12ª Promotora de Justiça Agrária de Marabá, Alexssandra Muniz Mardegan, com a sua atuação resolutiva em sintonia com o princípio da transformação social ganhou destaque no município de Itupiranga. A Promotora de Justiça conduziu audiências judiciais voltadas  à regularização fundiária na região, reforçando o compromisso da instituição com a concretização de seus objetivos fundamentais.

Após as diligências judiciais, a Promotora de Justiça, Alexssandra direcionou sua atenção à Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) de Itupiranga, crucial para o atendimento médico de 15 comunidades ribeirinhas. Dentre elas, destacam-se: Diamante, Praia do Meio, Praia da Rainha, Cametaú, Restinga das Piranhas, Flor do Brasil, Água da Saúde, Vila Taury, Santo Antonino, Pimenteira, Jacarezinho, Vila Belém, Quatro Bocas, Praia Alta, Volta Redonda e Barreirão, correspondendo a 623 famílias ou 2352 pessoas.

Ao identificar a necessidade de vistoria e certificação pela Capitania dos Portos da embarcação responsável pelo deslocamento até essas comunidades, a PJ prontamente mobilizou esforços em conjunto com o município. O objetivo é assegurar que as comunidades ribeirinhas não fiquem desassistidas pelos serviços públicos.

 

Nessa toada, vem implementando o projeto “Todos no mesmo barco”, o qual, com o apoio de diversos parceiros, dentre os quais a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e o município de Itupiranga, levará diversos serviços públicos aos ribeirinhos daquela localidade.

 

Texto e fotos: 12ª PJ de Marabá/ com edição da Ascom MPPA

 

Fale Conosco