Promotoria divulga resultado do concurso de redação para estudantes

Nesta quarta-feira (5), o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) realizou evento a fim de divulgar o resultado final do III Concurso de Redação da Promotoria de Justiça de Capanema. O concurso de dissertação, poema e poesia trouxe o tema “Não ao Abandono e Maus Tratos a Animais” e foi realizado nas escolas públicas do município. Foram 33 escolas inscritas, e um total de 150 redações apresentadas.
Os alunos que escreveram os textos vencedores foram Leticia Ramos de Sousa, do ensino fundamental (4º ao 5º ano), Nayze Bianca do Rosário Gomes, também do fundamental (6º ao 9º ano), e Hendel Gonçalves Monteiro, do ensino médio.

Segundo a titular da 2ª Promotoria de Justiça de Capanema, Maria José Vieira de Carvalho Cunha, todos os alunos premiados, em todas as categorias, receberam certificados e brindes, que foram patrocinados por hospitais, fábricas e comerciantes de diversas áreas do Município de Capanema.
A iniciativa busca estimular estudantes de escolas públicas a refletir sobre a ocorrência de maus tratos aos animais, além de coletar sugestões dos autores das redações sobre a melhor forma de contribuir para a redução dos índices de abandono e maus tratos aos bichos, no município de Capanema.
O evento foi realizado no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, com a participação do Ministério Público, Secretária Municipal de Educação, Diretores de Escolas Estaduais e Municipais de Ensino Fundamental e Médio, membros da Academia Capanemense de Letras e Artes de Capanema (ACLA), alunos e representante da Associação dos Amigos dos Animais de Capanema (AMACAP), dentre outros.

O Concurso foi lançado no dia 20 de março de 2019 e regido pelo Edital nº 01/2019; os interessados deveriam fazer um texto com o tema “Não ao Abandono e Maus Tratos a Animais”. O edital conteve o objetivo, regulamento, as modalidades, o público-alvo, as condições de participação, as etapas, o cronograma, dentre outras informações relevantes.
Foram 33 escolas inscritas, sendo que 32 entregaram as redações e um total de 150 redações, sendo 94 da 1ª modalidade (4º ao 5º ano ensino fundamental); 30 da 2ª modalidade (6º ao 9º ano do ensino fundamental); e 26 da 3ª modalidade (1º ao 3º ano do ensino médio).
As redações concorrentes foram avaliadas por uma banca examinadora composta por membros da Academia Capanemense de Letras e Artes de Capanema (ACLA).
A promotora de Justiça Maria José agradeceu, em nome do MPPA, o apoio das Escolas Estaduais e Municipais, Empresários locais e todos aqueles que contribuíram direta e indiretamente para a realização do Concurso e, em especial, a disposição da Direção das Escolas em acolher e encorajar o projeto. “Também agradeço e parabenizo todos os alunos que se interessaram pela proposta e se dedicaram na produção textual. Não tenho dúvidas de que o concurso foi um importante incentivo para os alunos buscarem ler mais, informar-se mais, enriquecer o conhecimento e o vocabulário”, ressaltou a promotora Maria José.
Texto: Ascom MPPA