Promotoria da Infância reúne com integrantes dos Conselhos Tutelares III e IV

O Ministério Público do Estado (MPPA), por meio da 1ª Promotora de Justiça da Infância e Juventude de Belém e em exercício da 3ª Promotoria da Infância e Juventude, Síntia Nonata Neves de Quintanilha Bibas Maradei, juntamente com o integrante da equipe técnica psicólogo Alexandre Theo, realizou neste terça-feira, 16, reuniões institucionais nos Conselhos Tutelares III e IV localizados nos bairros Marambaia e da Pedreira.
Os Conselhos Tutelares tem a atribuição de realizar o atendimento de crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados. A importância do conselheiro tutelar é no sentido de ter a responsabilidade de envidar esforços para promover o encaminhamento de situações de pais ou responsáveis, mediante práticas que garantam que nenhum direito da criança ou adolescente sejam violados ou ameaçados.
A promotora de Justiça Síntia Maradei se reuniu com todos os componentes dos conselho tutelares, responsáveis por cada um dos distritos. Estavam presentes pelo Conselho Tutelar IV (DASAC) MichelleI Reimão Pantoja, Anderson Nazareno Cavalcante Claudino, Klener Santos Marques, Gabriel Batista Sampaio e Gleidson Matos Silva; e pelo Conselho Tutelar III (DAENT) Dayvison Gemaque, Eliane, Nazaré Melo, Luciana e Marcos Silva.
A representante do MPPA afirmou que essas reuniões são importantes, "principalmente para os novos integrantes do conselho, pois tem o intuito de auxiliar nas boas práticas de normas e procedimentos básicos para o bom desempenho de suas atribuições, na incessante luta pela defesa e efetivação dos interesses das crianças e adolescentes"., frisou.
Além disso, Síntia Maradei explicou que, em relação ao Conselho Tutelar III e IV, foi convidada oficialmente pelo presidente do COMDAC Muller Maia Vieira, para se reunir na sede de todos os conselhos Tutelares de Belém, devido o interesse em alinhar a atuação com a Promotoria da Infância, principalmente porque todos acabaram de assumir os cargos de conselheiros, necessitando de esclarecimentos, modelos práticos, e objetivando a adequação e funcionamento de forma eficaz.
Texto e foto: 1ª Promotoria da Infância e Juventude de Belém, com edição da Ascom