ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Promotoria da Infância discute ampliação do acesso da população infantojuvenil aos serviços disponibilizados pelo CAPSi

Belém 17/09/25 10:00

Na segunda-feira, 15 de setembro, foi realizada no período da tarde uma audiência extrajudicial no gabinete da 2ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Belém, como parte das atividades do Procedimento Administrativo nº 09.2025.00002705-0, que tem como principal objetivo ampliar o acesso da população infantojuvenil aos serviços disponibilizados pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), no município de Belém.

A iniciativa integra o acompanhamento do Plano de Atuação do biênio 2025/2026, coordenado pela 2ª promotora de Justiça da Infância e Juventude de Belém, Ioná Silva de Sousa Nunes. 

A reunião contou com a participação de representantes do CAPS I e da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Eluana Costa, da rede de saúde mental, e o assessor jurídico Carlos Antonio. Além da promotora de Justiça Ioná Nunes, participaram a assessora jurídica, Alinne Libdy, Patrícia Nonato, do apoio administrativo, e as psicólogas do Ministério Público do Estado, Cristina Romeiro e Thais Costa. 

Durante o encontro, foram discutidas estratégias para fortalecer a rede de atenção psicossocial voltada à infância e juventude, com foco no acesso ao serviço, com a diminuição da demanda reprimida e a qualificação dos serviços ofertados pelo CAPSi. A audiência proporcionou um espaço de diálogo institucional voltado à construção de soluções conjuntas para a efetivação de políticas públicas de saúde mental na capital paraense.


Texto e fotos: 2ª PJ da Infância e Juventude, com edição da Ascom

Fale Conosco