ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Promotoria Criminal trata de questões de segurança em escola no bairro Vitória Régia

Reunião na Escola Ester Ferreira é parte do Plano de Atuação das promotorias Criminais de Santarém
Santarém 03/09/19 11:46

A 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Santarém realizou reunião no dia 29 de agosto, na escola de Ensino Fundamental Ester Ferreira, no bairro Vitória Régia, atividade relacionada ao Plano de Atuação 2018/2019 das Promotorias Criminais. A escola tem 620 alunos e sofre com problemas relacionados à segurança, principal tema tratado no encontro.

A promotora de Justiça Silvana Nascimento Vaz de Sousa ouviu os relatos dos gestores da escola e dos representantes dos moradores do bairro. A localização da escola favorece a ocorrência de delitos, pois está cercada de terrenos baldios, as vias de acesso não são pavimentadas, e a iluminação pública é precária. Já ocorreram furtos de materiais, roubos nos arredores e venda de entorpecentes.  Foi destacado ainda que a área da escola é extensa, o muro é muito baixo e o número de vigilantes é insuficiente.  

Muro baixo facilita ocorrência de delitos
Muro baixo facilita ocorrência de delitos
Foto: 1ª PJ Criminal
 
As rondas e atendimentos pela Polícia Militar são dificultadas pelas vias públicas precárias e a linha de ônibus que atende aos alunos tem parada distante, obrigando a caminhada por locais perigosos. Em relação à iluminação pública, pediram a intermediação do MPPA junto a Celpa, para a substituição das lâmpadas de luz amarela pelas de luz branca, que melhoram a claridade das vias, além da instalação de proteções para que os equipamentos não sejam danificados.

A promotora explicou que alguns problemas, como aumentar a altura do muro, podem ser amenizados com uso de recursos oriundos de transações penais ou suspensões condicionais de processos criminais. Outros dependem de licitações e decisões de outros órgãos. A promotoria aguarda também o posicionamento dos titulares das secretarias Municipais, com os quais o presidente da Associação dos Moradores do bairro Vitória Régia já tem reunião agendada.

Todas as demandas serão encaminhadas aos órgãos do Poder Executivo e à Polícia Militar, bem como a outras promotorias que detém atribuições para os problemas, dando seguimento às ações do Plano de Atuação das Promotorias de Justiça Criminais de Santarém.  

Área da escola é extensa e atende 622 alunos
Escola atende 622 alunos e tem área extensa
Foto: 1ª PJ Criminal

Texto: Ascom
Fotos: 1ª PJ Criminal de Santarém
 

Fale Conosco