ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Promotoria Agrária promove oficina de poda e manejo sustentável em Tucuruí

Tucuruí 22/11/24 15:30

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) através da 12ª promotora de Justiça Agrária de Marabá, Alexssandra Muniz Mardegan, participou, no dia 21 de novembro, da Oficina de Poda e Manejo de Frutíferas realizada na Chácara Kaá-Etá, localizada na região rural da Transcametá, em Tucuruí. A atividade foi desenvolvida em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Tucuruí, e contou com a presença de aproximadamente 20 agricultores familiares de comunidades tradicionais dos municípios de Tucuruí e Breu Branco.

O evento mesclou teoria e prática e foi conduzida pelo engenheiro agrônomo do MPPA, Gilmar Lima Costa, que destacou as técnicas modernas de poda para promover o equilíbrio estrutural das plantas e aumentar sua produtividade. A prática visa otimizar o uso de recursos naturais, como luz solar e nutrientes do solo, além de facilitar o manejo fitossanitário e a colheita.

Durante a oficina, os participantes tiveram a oportunidade de aprender métodos para reorganizar os galhos das plantas, favorecendo a indução de novas brotações, flores e frutos. Essa abordagem sustentável promove a longevidade e o vigor das culturas frutíferas, beneficiando diretamente às famílias que dependem da agricultura para sua subsistência e geração de renda.

A promotora de Justiça Alexssandra Muniz Mardegan destacou a relevância da ação como parte de um esforço mais amplo para fortalecer a agricultura familiar e a preservação ambiental. "Eventos como este mostram que é possível unir produtividade e sustentabilidade. Ao capacitarmos os agricultores familiares para manejar suas culturas de forma consciente e eficiente, estamos não apenas promovendo o desenvolvimento econômico local, mas também garantindo que esses recursos sejam preservados para as gerações futuras. O MPPA tem o compromisso de fomentar ações que gerem impacto positivo para as comunidades rurais, em harmonia com o meio ambiente,” ressaltou.

A equipe do IFPA Campus Tucuruí contribuiu com a ação por meio de suporte técnico, com e exemplificação de como a educação e a ciência podem atuar diretamente no campo. O MPPA reforça que a sinergia entre instituições, agricultores e agentes públicos integra um conjunto de ações da 12ª Promotoria de Justiça Agrária de Marabá, por meio do Programa Raízes Sustentáveis, com foco na promoção de práticas agrícolas sustentáveis e no fortalecimento das comunidades rurais, reafirmando o papel estratégico da agricultura familiar no desenvolvimento socioeconômico do Pará.

Texto: PJ Agrária com edição de Ascom/MPPA

 

Fale Conosco