ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Promotora é promovida ao cargo de 3ª entrância

Andrea Moura Santos Sampaio tomou posse nesta segunda (6) na presença de colegas de trabalho, amigos e familiares
Belém 06/05/19 14:53

Uma cerimônia no salão nobre da Procuradoria-Geral de Justiça do MPPA marcou nesta segunda-feira (6) a posse da promotora de Justiça Andrea Moura Santos Sampaio para a 3ª entrância. Prestigiaram a cerimônia colegas de trabalho, familiares e amigos da promotora.

A promoção de Andrea Moura Santos Sampaio da 2ª para a 3ª entrância considerou a decisão unânime do Conselho Superior do Ministério Público e ocorreu pelo critério de antiguidade, de acordo com o artigo 184, inciso II, da Constituição do Estado do Pará, de 5 de outubro de 1989, e artigo 90 da Lei Complementar número 57, de 6 de julho de 2006.

PJ Andrea Moura
PJ Andrea Moura
Foto: Alexandre Pacheco

Andréa Sampaio é graduada em direito pela Universidade Federal do Pará e especialista em direito ambiental e políticas públicas pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. Foi empossada no cargo de promotora de justiça em 21 de setembro de 1995 e atuava em Ananindeua. Ele também já ocupou o cargo de Ouvidora-geral do MPPA, entre os anos de 2016-2018.

Em seu pronunciamento, a promotora lembrou os desafios que marcaram o início da carreira e homenageou os pais, professores aposentados, quanto ao papel que tiveram em seus estudos na juventude. “Meu pai colocava uma música suave enquanto eu estudava, hábito que carrego até hoje”, disse.

Andrea Moura também homenageou o marido, procurador de Justiça Estevan Sampaio, que fez aniversário hoje. “Sempre foi um homem muito dedicado à família”.

 
Foto: Alexandre Pacheco

Destacou ainda os desafios enfrentados pela instituição. “Hoje o Ministério Público continua enfrentando desafios ao meu ver ainda maiores. No entanto, penso que um dos maiores desafios da atualidade para o nosso Ministério Público é manter claro e vivo na mente de todos e, em especial, na mente dos membros mais novos a importância do legado firmado pelos que nos antecederam”, disse.

Em tom informal, o procurador-geral de Justiça, Gilberto Valente Martins, parabenizou a promotora pela promoção e destacou o trabalho dela em sua passagem pela Ouvidoria-geral do MPPA.  “A frente da Ouvidoria-geral a Dra Andrea teve presença marcante, sobretudo nas regiões mais longínquas como o Marajó, por exemplo, para onde levou os serviços da Ouvidoria”, destacou.

Procurador-Geral, Gilberto Valente Martins
Procurador-geral, Gilberto Valente Martins
Foto: Alexandre Pacheco

Gilberto Martins aproveitou para anunciar que a promotora Andrea Moura foi convocada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para atuar como membro colaboradora da instituição. “Sua convocação é um orgulho para nós do Ministério Público do Pará. Tenho certeza que a Sra, por conta de sua convocação para o Conselho Nacional do Ministério Público, contribuirá bastante com nossa instituição em nível nacional”, disse o procurador-geral.

Com a promoção para a 3ª entrância, Andrea Moura Santos Sampaio irá ocupar o cargo de 4º promotor de Justiça com atribuições gerais de Belém.

Texto: Ascom MPPA

  

 

 

Fale Conosco