Promotora de Justiça participa de sessão solene na Câmara de Marabá em homenagem ao Dia do Agricultor

Na manhã da última quarta-feira, 6 de agosto, a 12ª Promotoria de Justiça Agrária de Marabá, Alexssandra Muniz Mardegan, participou de sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Marabá em homenagem ao Dia do Agricultor, celebrado em 28 de julho. A solenidade teve como objetivo reconhecer o trabalho de milhares de produtores que vivem nas dezenas de vicinais do município.
A mesa de autoridades contou com os vereadores Ilker Moraes e Maiana Stringari; a promotora Alexssandra Muniz Mardegan; o secretário de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto; o comandante do Comando de Policiamento Regional II (CPRII), coronel Gledston Melo dos Santos; o coordenador da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, Fábio Henrique de Oliveira Alves; o secretário municipal de Agricultura Familiar, Hiron Pereira Farias; e o diretor da Faculdade Anhanguera de Marabá, Odilon José Claudino Soares.
Durante sua fala, a representante do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), promotora de Justiça Alexssandra Mardegan ressaltou a importância da homenagem e o papel dos agricultores no desenvolvimento regional. “É uma honra participar de uma sessão que reconhece o esforço de quem move a economia do campo. Esta homenagem representa um marco para o município de Marabá, que hoje é o município com o maior número de famílias assentadas do Brasil”, destacou.
Ela também abordou os desafios enfrentados pelos trabalhadores rurais e a atuação do MPPA na promoção de políticas públicas voltadas ao campo. “Nos últimos dois anos, percorri mais de 60 mil quilômetros nos 23 municípios sob nossa atuação para acompanhar de perto a realidade dos pequenos produtores e cobrar providências das autoridades competentes. Os desafios ainda são enormes, principalmente em relação à regularização fundiária, que impacta diretamente no acesso ao crédito e ao desenvolvimento rural”, explicou.
A promotora ainda reforçou a necessidade de ampliar os investimentos no setor. “O pequeno produtor precisa de tecnologia, sementes de qualidade, água e apoio técnico. Precisamos de políticas públicas efetivas. Todos podem contribuir, e as emendas parlamentares são uma ferramenta valiosa para apoiar especialmente os agricultores familiares”, concluiu.
A sessão solene evidenciou o reconhecimento do poder público à importância da agricultura familiar na região e a atuação conjunta de diferentes instituições em busca de soluções para o fortalecimento do setor rural.
Texto: 12ª PJ Agrária de Marabá, com edição de Hannah Franco/Ascom