Promotor é promovido ao cargo de 3ª entrância

Uma cerimônia no salão nobre da Procuradoria-Geral de Justiça do MPPA marcou nesta sexta-feira (18) a posse do promotor José Godofredo Pires dos Santos para a 3ª entrância. Prestigiaram a cerimônia colegas de trabalho, familiares e amigos do membro do MPPA.
A promoção de José Godofredo Pires dos Santos da 2ª para a 3ª entrância considerou a decisão unânime do Conselho Superior do Ministério Público e ocorreu pelo critério de merecimento, de acordo com o artigo 184, inciso II, da Constituição do Estado do Pará, de 5 de outubro de 1989, e artigo 90 da Lei Complementar número 57, de 6 de julho de 2006.
José Godofredo Pires dos Santos possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Pará (1983), especialização pela Universidade Federal do Pará (2000) e Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Pará (2010). Atualmente é Professor da Pós-Graduação (especialização) da Universidade da Amazônia, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental, Direito Urbanístico, Direito Constitucional e Teoria Geral do Estado e Ciência Política.
Em seu pronunciamento o Promotor de Justiça e presidente da Associação do Ministério Público do Pará (Ampep), Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares teceu elogios à atuação do colega de concurso e seguiu citando uma frase do ex-presidente Barack Obama, “É uma frase que se apresenta muito próxima desse momento quando ao dizer que todo o cidadão tem o direito de lutar por sua felicidade. Acompanho essa sua luta pela felicidade há muito tempo e tenho certeza que hoje é um dia que o senhor sabe que a está conquistando. Fique com o abraço da Associação e com a certeza de que o senhor tem amigos que o aplaudem”, concluiu.
Manoel Murrieta, Pres Ampep | Jorge Rocha, Corregedor-Geral do MPPA
Durante o seu pronunciamento, o Corregedor-Geral do MPPA, o Procurador de Justiça Jorge Rocha, também enalteceu o comprometimento de José Godofredo com as causas ministeriais e lembrou o quanto é espinhosa a caminhada até a 3ª entrância. “Hoje para um integrante do Ministério Público galgar a capital é uma média de aproximadamente 20 longos anos passando por cidades bastante sofridas”, disse. E complementou: “eu digo que fazer Ministério Público é uma tarefa muito difícil e só suporta quem tem essa missão como um objetivo da vida e eu tenho conhecimento de que o senhor atravessou e passou por vários municípios e deixou em cada um uma marca de muito trabalho e eficiência”, finalizou.
As palavras de carinho emocionaram o Promotor de Justiça José Godofredo. Em seu discurso ele destacou que o passado de dificuldades trabalhando nas cidades do interior recomenda uma quebra de paradigma dentro do Ministério Público. “Devemos sim reconhecer o passado e nos espelhar naquilo que ele nos trouxe de positivo, porém também devemos nos superar a cada dia nos distanciando daqueles direitos puramente individuais e procurando atingir a coletividade nos torando cada vez mais proativos e dinâmicos”.
José Godofredo, Promotor de Justiça | Cândidida Nascimento, Procuradora-Geral em exercício
Em tom informal, a Procuradora-Geral de Justiça, em exercício, Cândida de Jesus Ribeiro do Nascimento, destacou que o Promotor é lembrado pelos colegas como uma pessoa apaixonada pela causa ambiental e reforçou: “muito antes de se pensar num Ministério Público proativo, muito antes do CNMP nos recomendar para que saíssemos dos gabinetes e que nos aproximássemos da sociedade, o Godofredo já fazia isso. Ele sempre pensou assim. E além de tudo isso ele também é um cavalheiro não apenas com os amigos mas com todos que o cercam”, disse.
Com a promoção para a 3ª entrância, José Godofredo Pires dos Santos irá ocupar o cargo de 2º Promotor de Justiça de Mosqueiro.
VEJA AQUI A GALERIA DE IMAGENS DA POSSE
Texto: Assessoria de Comunicação