Promotor deflagra denúncia contra quadrilha que assaltou embarcação
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), através do promotor de Justiça de Afuá, Márcio de Almeida Farias, ofereceu denúncia contra uma quadrilha de piratas que assaltou um barco, com passageiros, em maio de 2018, às proximidades do Rio Salvadorzinho, no município.
A denúncia apresentada tem como réus Benedito Madureira Gomes,conhecido como o "Preto do Camarão"; Diogo Ferreira da Silva, o "Bira"; Alan Henry Monteiro Augustin e Ismael Braga da Silva. Os acusados estão sendo denunciados por crimes como roubo majorado, uso de arma de fogo, restrição da liberdade das vítimas, associação criminosa e porte ilegal de munição.
Os acusados foram presos por policiais civis da Delegacia Fluvial do Estado do Pará, que deflagrou a operação “Guerreiros Pagãos”. A polícia descobriu, através de interceptações telefônicas, que o bando armado já estava planejando um outro assalto a embarcações.
“Os acusados tem o prazo de dez dias para oferecer defesa escrita. Após isto, as testemunhas serão intimadas para prestarem depoimentos e, ao final, será julgada a denúncia, para condená-los pela prática dos delitos imputados”, finaliza o promotor.
O crime
A quadrilha embarcou, como passageiros, no dia 31 de maio, em um navio que fazia linha da cidade de Macapá, no Estado do Amapá, até Portel, no Pará. Nas proximidades da saída do Rio Salvadorzinho, os denunciados anunciaram o assalto, causando verdadeiro terror aos passageiros da embarcação. Durante a ação, foram subtraídos diversos pertences das vítimas, principalmente celulares. Para a fuga, os piratas roubaram uma embarcação menor que estava atracada, e levaram uma das vítimas como refém, jogando-o mais a frente no rio, onde ele conseguiu nadar com muito custo até a beira, sendo salvo por uma família de ribeirinhos.
Para a investigação do crime, a Delegacia Fluvial do Estado do Pará, deflagrou a operação “Guerreiros Pagãos”. A operação precedeu o Inquérito Civil que incentivou a denúncia.
Texto: Sue Anne Calixto
Revisão: Ellen Vaz
Foto: News Rondônia