Procuradoria-Geral de Justiça inaugura Galeria de Chefes do Ministério Público do Estado
A Procuradoria-Geral de Justiça inaugurou nesta terça-feira, 5 de outubro, em ato realizado no auditório Fabrício Ramos Couto do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), a Galeria de Chefes do Ministério Público do Estado do Pará. A homenagem resgata a história de 130 anos da instituição e traz os retratos de vinte membros, que no período de 1891 a 1978, chefiaram o MPPA. O PGJ, César Mattar Jr, presidiu a solenidade que contou com familiares dos homenageados, amigos e autoridades.
Os subprocuradores-gerais de Justiça, Ubiragilda Pimentel e Eduardo Barleta; o ouvidor-geral do MPPA, Adélio dos Santos; a 1ª subcorregedora-geral, Dulcelinda Pantoja; coordenadores dos Centros de Apoio Operacional; procuradores e promotores de Justiça também prestigiaram a cerimônia.

A Galeria integra ações da Comissão de Organização e Estruturação do Projeto Memória, coordenado pelo procurador de Justiça Jorge de Mendonça Rocha. O objetivo da Comissão é resgatar a história da instituição e manter um trabalho sistemático de preservação do patrimônio histórico e cultural institucional.
“Hoje, nós estamos tirando de prateleiras, gavetas e armários, nomes significativos que contribuíram para o engrandecimento e a construção do Ministério Público. Eu passei mais de trinta anos para ver o início desse trabalho de memória. A Comissão ouviu dezenove ex-membros do Ministério Público e alguns atuais também, muitos desses já faleceram. A Galeria vem fazer justiça aqueles que também colaboram com o projeto. Agradeço, em nome da Comissão de Memória e parabenizo também todos os familiares dos homenageados. Muito obrigado”, completou o procurador de Justiça Jorge de Mendonça Rocha.
Na abertura do evento, foi lida uma mensagem enviada pelos familiares do Desembargador Moacir Guimarães Morais, que atuou como Chefe do MPPA, nos anos de 1969 e 1970. “A nossa família quer registrar o nosso eterno agradecimento ao Ministério Público do Estado, bem como aos seus dirigentes, por essa homenagem. Sentimo-nos honrados pelo registro que a instituição faz à memória de nosso pai, avô e bisavô, com a fixação de sua foto nesse Memorial. Assim, renovamos toda a nossa gratidão, em nossos corações, ao Ministério Público, aproveitando para parabenizá-lo pelo registro de 130 anos de criação”.
“Ficamos imensamente honrados e emocionados e tenho certeza de que todos os parentes também estão, pois todos fizeram questão de vir. Acredito que esse mural, além de ser relevante para ressaltarmos toda a caminhada do Ministério Público, também é um reflexo de todo trabalho que o Dr. César está implementando. Só temos a agradecer, pois com essa memória aos nossos pais, e essa lembrança de tudo que eles puderam construir, para que nós sejamos hoje uma instituição fortalecida, uma instituição que luta pelo direito de sociedade, uma instituição aberta ao futuro, pontuaram os promotores de Justiça Viviana dos Santos Couto Perez e Alexandre Batista dos Santos Couto Neto, filhos de Ophir José Novaes Coutinho, Chefe do MPPA entre os anos de 1964 e 1969.
Procurador-Geral de Justiça entre os anos de 2011 e 2013, Eduardo Barleta, atual subprocurador-geral, também manifestou apreço pelo resgate da história do Ministério Público. “É cediço que, para se conhecer e viver o presente e/ou planejar o futuro, há necessidade de se conhecer o passado. Sendo assim, através da Resolução nº. 033/2011-CPJ, de 17 de outubro de 2011, foi instituída a Comissão de Organização e Estruturação do Projeto “Memória do Ministério Público do Estado do Pará”, com o objetivo e o compromisso de resgatar e divulgar a história do Ministério Público, e em 2015, foi editada a obra “Memórias do Ministério Público do Estado do Pará”.
O subprocurador-geral também completou "preciso destacar que hoje, o Ministério Público quebra mais um paradigma ao trazer e inaugurar a Galeria dos Chefes da nossa instituição. É um dia histórico para consertar uma grande injustiça e reconhecer todos os que já chefiaram a nossa instituição, desde a 1ª Constituição Republicana. Essa homenagem aos Chefes do MPPA marca a história dos 130 anos do Ministério Público do Estado do Pará. Parabenizo o Procurador-Geral de Justiça por ter abraçado este belo e reconhecido trabalho”.
Em seu discurso, o Procurador-Geral de Justiça, César Mattar Jr., fez deferência aos homenageados e a história resgatada da instituição. “Eu quero, homenageando os familiares que estão aqui presentes e aqueles que ajudaram a construir o Ministério Público do Estado do Pará, rever as nossas homenagens, a nossa gratidão e dizer a todas as senhoras e a todos os senhores que, em breve, nós teremos fisicamente o nosso memorial do Ministério Público do Estado do Pará. O MPPA está promovendo esse resgate histórico, essa dívida de justiça que nós tínhamos e ainda temos com todos aqueles, desde a criação da nossa instituição até hoje e que ajudaram fortalecer o órgão. Vamos em frente com o Ministério Público, pois tem muito ainda para ser feito, mas nós só podemos caminhar, se nós olharmos para o passado”.
Acesse aqui a Galeria de Chefes do MPPA na obra “Memórias do Ministério Público do Estado do Pará”.
Assessoria de Comunicação