PGJ e membros do Baixo Amazonas reúnem com governador

O procurador-geral de Justiça do Pará, Gilberto Martins, e promotores de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) que atuam na região Baixo Amazonas, se reuniram na tarde desta quinta-feira (21) com o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho. Durante o encontro, realizado na sede da Promotoria de Justiça de Santarém, foram apresentadas as principais demandas da região, nas áreas de atuação do Ministério Público em educação, saúde, segurança pública e programas de proteção a vítimas e testemunhas.
“É sempre importante que o Governo do Estado possa estar aberto ao diálogo com o Ministério Público. Que o MP, como defensor da sociedade, possa cooperar e colaborar com as ações do governo; possa alertar o governo e, acima de tudo, ser um parceiro para que os acertos das ações junto a sociedade, sejam éticos”, agradeceu o governador Helder Barbalho ao procurador-geral de Justiça do Pará e aos promotores que se faziam presentes na reunião.
Foram discutidas questões nas áreas agrária, de infraestrutura, saúde, educação, segurança pública, consumidor, institucional. “O propósito do convite ao governador, na sede do Ministério Público, foi para sensibiliza-lo dos problemas que afligem a comunidade santarena e de toda região do baixo-amazonas. A vida, o cotidiano dos promotores de justiça na sua atividade de interlocução com a sociedade civil, com a população, permite com que esses membros identifiquem as dificuldades e os problemas sociais que o município enfrenta, por isso, nos sentimos com a obrigação de repassar ao chefe do executivo os problemas da sociedade”, avaliou o procurador-geral Gilberto Martins.
Gilberto Martins destacou que a reunião foi muito proveitosa. “Além de ver a sensibilidade do governador de não só ter participado deste momento, mas também como ter escutado e ter apresentado soluções, através dos secretários de governo no engajamento para trabalhar em prol do município, da região”, disse.
Participaram também do encontro o prefeito municipal de Santarém, Nélio Aguiar, o procurador-geral do Estado, Ricardo Sefer, a secretária de Educação, Leila Freire, o secretário de saúde pública do Estado, Alberto Beltrame, o secretário de Segurança Pública do Estado, Ualáme Machado, o secretário do Centro Regional de Governo do Oeste do Estado, Henderson Pinto, o chefe da Casa Civil, Parsifal Pontes e o auditor-geral do Estado, Giuseppe Mendes.
Texto: Assessoria de Comunicação Social, com informações da Agência Pará