Procurador-Geral de Justiça visita Museu Municipal de Marabá

Cumprindo agenda institucional em Marabá, o Procurador-Geral de Justiça César Mattar Jr, visitou na tarde desta terça-feira, 21 de setembro, o Museu Municipal Francisco Coelho. O prédio revitalizado é fruto da parceria do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Prefeitura Municipal de Marabá e a Vale. A visita contou com a presença da subprocuradora-geral de Justiça, Ubiragilda Pimentel, o prefeito da cidade, Tião Miranda, das promotores de Justiça de Marabá, Mayanna Queiroz (coordenadora do Polo), Josélia Lopes, Samuel Furtado, Erick Fernandes, Alan Pierre e de autoridades municipais.
"O Ministério Público participou de um TAC firmado com a Prefeitura Municipal e a Vale na revitalização do Museu, então hoje pra gente é um dia histórico e ver esse dinamismo histórico da nossa região toda e poder ter contribuído para isso, é muito importante. A gente se sente honrado pela oportunidade", destacou a PJ Mayanna Queiroz.
O TAC foi firmado em 2018 entre os órgãos e o objetivo foi a restauração do Museu e de outras obras em escolas e postos de saúde de Marabá.
“Era um prédio histórico tombado, antigamente funcionava a Câmara municipal e veio a ideia de transformar esse prédio em um museu, para contar a história de Marabá. Então desde o dia que foi pensado a gente já criou uma expectativa do que poderia ser feito aqui. Quando a prefeitura abraçou a ideia nós demos o apoio e através do TAC foi garantida a verba para cá. Uma obra surpreendente e de grande qualidade”, pontou a PJ Josélia Lopes.

Os membros do MPPA visitaram as instalações do Museu, inaugurado em 2020 e que reúne história, cultura e tecnologia e está localizado no Palacete Augusto Dias. O prédio histórico foi tombado na década de 90 e tem 81 anos de existência. O Museu conta com exposições, caverna realista, rio virtual com peixes e holograma de um indígena, além de loja e lanchonete temáticas.

Em sua manifestação, o PGJ, ressaltou a relevância do Museu no que se refere ao incentivo à cultura. "O Museu Francisco Coelho é uma linda e emocionante obra. É impressionante como reflete não somente a história da região, mas também a cultura do seu povo. Deixo registrada ainda, as homenagens do Ministério Público à Prefeitura Municipal, em nome do prefeito Tião Miranda e sua equipe, pela magnitude dessa obra. Também é de grande orgulho para nossa instituição, saber que por meio de alguns de seus mais ilustres membros, a Drª Josélia e a Drª Mayanna, o MP paraense contribuiu para a edificação deste Museu. Esse trabalho segue perpetuado no registro em placa à entrada do espaço, por justiça, e reflete o compromisso do Ministério Público do Pará com o povo de Marabá".
Em homenagem ao MPPA, por meio das Promotoras de Justiça de Marabá, Mayanna Queiroz e Josélia Lopes, a Prefeitura Municipal instalou uma Placa de Agradecimento pelo trabalho desenvolvido pela instituição na região.

"Foi muito importante a participação do Ministério Público, porque a força do MP foi fundamental para a obra acontecer. Hoje, a instituição do Ministério Público e a prefeitura têm essa parceria, parceria pela cidade, para defender a cidade, defender os bons projetos, seja da área ambiental ou em todas as áreas. Nós sabemos o empenho que foi feito pelo Ministério Público com a prefeitura e hoje só podemos agradecer. A gente vive em um país que têm muitas notícias ruins, então, as notícias boas a gente tem que comemorar e comemorar junto com o Ministério Público", completou o prefeito Tião Miranda.

O Museu está aberto para visitação, de terça a sexta, das 9h às 17h e aos finais de semana das 9h às 13h. A agenda de visita para estudantes de escolas públicas ou privadas deve ser feita pelo número (94) 3198-6310.

Assessoria de Comunicação