Procurador-Geral de Justiça preside sua primeira sessão ordinária

O procurador-geral de Justiça, César Mattar Jr., presidiu sua primeira sessão a frente do Conselho Superior do Ministério Público do Pará (CSMP). A 4ª sessão ordinária do CSMP ocorreu de forma virtual na manhã desta sexta-feira (16), com a presença dos procuradores de justiça Manoel Santino Nascimento Junior, corregedor-geral; Waldir Macieira da Costa Filho, conselheiro secretário; Maria do Socorro Martins Carvalho Mendo (titular), 2ª subsecretária; Rosa Maria Rodrigues Carvalho (titular); Francisco Barbosa de Oliveira (titular) e Nelson Pereira Medrado (suplente).
Após declarar aberta a sessão, o procurador-geral de Justiça agradeceu o acolhimento dos membros do CPJ. “É a minha primeira sessão presidindo o Conselho Superior do Ministério Público do Pará e faço com muita honra, reforçando o compromisso com a minha classe e com vossas excelências de conduzir as nossas sessões da forma transparente. Espero contar com o apoio e aconselhamento de vossas excelências. Podem contar com o empenho deste procurador-geral que não medirá esforços na condução e coordenação dos trabalhos sempre no escopo de manter erguidos os princípios que nortearam, até aqui, o Ministério Público do Estado do Pará”, disse o procurador-geral César Mattar Jr que também cumprimentou todos que acompanhavam a sessão pela internet.
Após a manifestação do presidente, a palavra foi facultada aos conselheiros. A procuradora Maria do Socorro Mendo foi a primeira a se manifestar dando as boas-vindas ao procurador-geral a frente do CPJ. “Eu não tenho dúvidas que vossa excelência, pela sua história, irá atuar com garra a frente do Conselho Superior e do Colégio de Procuradores. Fico a disposição para contribuir para a excelência de sua gestão. ”

O conselheiro Francisco Barbosa, também dirigiu a palavra ao presidente. “Sei que hoje vossa excelência chega para cuidar bem desta casa que é de todos nós. Desejo que vossa excelência realize um grande trabalho e faça tudo que é necessário pelo Ministério Público.”
Na sequência, o procurador de Justiça e corregedor-geral do Ministério Público, Manoel Santino Nascimento Junior, destacou a importância da sessão inaugural sob a presidência do procurador-geral César Mattar Jr. “Na condição de corregedor-geral não poderia deixar de ressaltar, em nome da Corregedoria, os melhores votos de que vossa excelência possa exercer com maestria a chefia da instituição e a presidência deste órgão colegiado. A Corregedoria fica a disposição para ajudar na construção do Ministério Público que a sociedade quer e merece. ”
O conselheiro Nelson Pereira Medrado pediu a palavra para registra que a posse de César Mattar Jr representa o resgate de um fato histórico. “Vossa excelência assume com o apoio de toda a classe, pois foi o mais votado pela nossa classe e nos representa legitimamente. Assim, somos responsáveis por sua colocação nesta posição e temos obrigação de apoiá-lo. ”
A conselheira Rosa Carvalho também deu as boas-vindas ao presidente e destacou. “Quero lhe desejar sucesso e dizer que o senhor pode contar com meu apoio na construção de um Ministério Público melhor. ”
O conselheiro Waldir Macieira da Costa Filho, realçou a necessidade de focar em grupos vulneráveis. “Eu entendo necessário que vossa excelência possa também focar na defesa dos vulneráveis, nos interesses difusos e coletivos da sociedade. Há uma necessidade, sobretudo de alguns grupos, como negros, grupos LGBTI, crianças e mulheres vítimas de violência, por exemplo, terem uma atenção maior do Ministério Público. Tendo em vista sua atuação presente na área da cidadania, do consumidor e ambiental, tenho certeza do seu compromisso na defesa dos interesses difusos e coletivos da sociedade. Lhe desejo êxito em sua atuação”, finalizou.
Após os pronunciamentos iniciaram as deliberações sobre a pauta da sessão. Além de processos, foram julgados certames referentes à promoção e remoção .
Assessoria de Comunicação