Prédios dos MPPA passam por desinfecção para retomada das atividades

Alguns prédios do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) passaram por um processo de sanitização na manhã desta sexta-feira (26). O trabalho foi desenvolvido por cerca de 40 militares do Exército que desde o início da pandemia atuam na descontaminação de espaços públicos onde há grande circulação de pessoas. A iniciativa visa prevenir e resguardar os usuários desses espaços do possível contágio pela covid-19.

Além do edifício-sede, foram sanitizados todos os prédios anexos, Ouvidoria, Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Promotorias da Infância e Militar, e prédio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaepo). Outros prédios ainda passarão por desinfecção na semana que vem.

A sanitização se tornou uma importante estratégia de combate ao novo coronavírus durante a quarentena. Trata-se de um procedimento de controle microbiológico usado para eliminar e impedir a proliferação de vírus, bactérias, fungos e ácaros.
Os produtos utilizados na desinfecção seguem protocolos de biossegurança da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O procedimento se baseia na nebulização e aplicação do produto em todos os ambientes como paredes, forro, pisos, portas, móveis e qualquer outro objeto em contato com o ambiente externo. Com isso, uma a película se forma eliminando os microrganismos nocivos presentes nessas superfícies.

Retorno ao trabalho presencial
A sanitização do prédio-sede e anexos do MPPA foi um dos passos dados pela Administração Superior no processo de retomada gradativa ao trabalho presencial, no próximo dia 1º de julho. Inicialmente, o retorno ocorrerá em 14 municípios, incluindo Belém. O horário será diferenciado, de 9h às 13h.
O Plano de Retorno do Trabalho Presencial (PRTP), foi elaborado pelo comitê interno criado para sistematizar as orientações técnicas sanitárias de segurança. Foi validado pelo procurador-geral de justiça, Gilberto Martins, no dia 22 e publicado no dia 24 de junho no Diário Oficial. O objetivo é garantir, de forma segura, o reinício das atividades presenciais do MPPA, mediante um conjunto de ações orientadas à prevenção, minimização ou eliminação de riscos de uma infecção ou reinfecção pelo novo coronavírus.

Além da desinfecção realizada no órgão, a limpeza diária também foi otimizada acontecendo a cada duas horas. Várias diretrizes sanitárias e de biossegurança também deverão ser adotada pelos integrantes da instituição e por todos que venham utilizar as suas dependências, com o objetivo de prevenir os riscos de contágio.
Assessoria de Comunicação