ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Prédio atual das Promotorias Criminais de Belém completa 20 anos de atividades

Imóvel possui infraestrutura para atendimento da população que procura os serviços da instituição
Belém 11/08/20 09:50

Neste dia 11 de agosto o prédio das Promotorias de Justiça Criminais da capital completa 20 anos de inaugurado. Já são duas décadas que os membros com atuação nessa área dispõem de uma estrutura física mais adequada para receberem as demandas da sociedade na esfera criminal, com atuação na prevenção da criminalidade, responsabilização dos indivíduos e fiscalização da lei de execução penal e da atividade policial.

Durante esse período o prédio já passou por várias reformas e foi ampliado, proporcionando melhores condições de trabalho aos promotores de Justiça e servidores que lá atuam, bem como oferecendo maior estrutura para atender a população.

O prédio está localizado na Av. 16 de Novembro nº 50, via de grande movimentação de veículos durante o horário comercial. Com uma identificação em sua fachada, o imóvel possui uma excelente visibilidade, o que dá à sociedade uma referência dos serviços oferecidos pela instituição.

Além disso, como a maioria dos imóveis do Ministério Público do Estado na capital, o prédio das Promotorias de Justiça Criminais de Belém está localizado no bairro da Cidade Velha, primeiro bairro que surgiu na cidade, após a chegada de Francisco Caldeira Castelo Branco, em 12 de janeiro de 1616.

Membros do MPPA no dia da inauguração do prédio da Promotoria Criminal
Membros do MPPA no dia da inauguração do prédio da Promotoria Criminal
Foto: Divulgação

A inauguração ocorreu no período da manhã, em uma sexta-feira, 11 de agosto de 2000, na gestão do então procurador-geral de Justiça Geraldo de Mendonça Rocha.

O coordenador das Promotorias de Justiça Criminais à época da inauguração era o promotor de Justiça Claudomiro Lobato de Miranda. Participaram da cerimônia autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de juristas, professores de direito, advogados, servidores do Ministério Público e a população, todos com acesso pela primeira vez às novas instalações das Promotorias de Justiça Criminais da capital.

O prédio inaugurado em 2000 possuía 33 gabinetes, dos quais 25 se destinavam aos promotores de Justiça Criminais daquele período, que passaram a dispor de gabinetes individuais, um gabinete para a Coordenadoria das Promotorias Criminais, três para o plantão e mais três para promotorias que ainda seriam criadas, já prevendo a expansão dos serviços.

 

Assessoria de Comunicação

 

Fale Conosco