PJ de Jacareacanga realiza visita à nova Casa de Acolhimento Institucional do município

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça de Jacareacanga, realizou visita às instalações da futura Casa de Acolhimento Institucional do município. A ação teve participação do promotor de justiça Wesley Abrantes Leandro, e ocorreu em conjunto com representantes do Conselho Tutelar e da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), que integram a rede de proteção da infância e juventude na cidade.
A iniciativa resulta de um trabalho de articulação interinstitucional marcado pelo diálogo contínuo entre o Ministério Público e os demais atores ligados aos direitos de crianças e adolescentes. A nova unidade, atualmente em fase final de adequações, surge para suprir uma demanda urgente do município, garantindo resposta mais humanizada e eficaz aos casos que exigem o afastamento temporário do convívio familiar por medida de proteção.
Para o promotor de Justiça Wesley Abrantes Leandro, a concretização do projeto é motivo de celebração e representa um avanço significativo e necessário para o fortalecimento da rede de proteção infantojuvenil em Jacareacanga: “Nossas crianças precisavam viajar 408 km na Transamazônica não pavimentada para serem acolhidas em Itaituba/PA, longe da família e da comunidade a que pertencem", argumentou. "O acolhimento institucional em Jacareacanga vai conferir dignidade a essas crianças, que nada fizeram, mas fizeram contra elas".
Ainda segundo o PJ, a implantação do serviço no próprio município dos acolhidos proporciona um atendimento mais próximo, "favorecendo a preservação dos vínculos afetivos e o acompanhamento psicossocial necessário à reintegração familiar; bem como a outras medidas protetivas adequadas ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade".
Texto e foto: PJ de Jacareacanga, com edição Ascom/MPPA