PJ Agrária participa de programação de atendimento em comunidade quilombola

Na última terça-feira, dia 3 de outubro, a Promotora de Justiça Agrária da 1ª Região, Ione Nakamura, que também é Coordenadora do Núcleo Agrário e Fundiário do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), participou de um evento de atendimento ao público promovido pela Defensoria Pública do Estado do Pará. Representando a Defensoria Pública Agrária de Castanhal, estava presente a Defensora Pública Agrária Andreia Macedo Barros.
O encontro ocorreu na comunidade extrativista Pedral, situada no município de Soure, na Ilha do Marajó, assim como na comunidade quilombola Bacabal, no município de Salvaterra. Também marcaram presença a Associação Quilombola Bacabal, representada pela coordenadora Ana Carla Gonçalves, e membros da própria comunidade do território quilombola.
Os atendimentos tiveram como objetivo principal proporcionar a escuta das comunidades pela Defensoria Pública do Estado (DPE) e pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), momento no qual a população trouxe à tona as questões enfrentadas em seus territórios.
A comunidade quilombola de Bacabal, em Salvaterra, mencionou a existência de conflitos pela posse da terra no Território Quilombola, afirmando que há um litígio em curso pela área de ocupação tradicional. Além disso, as 105 famílias quilombolas de Bacabal destacaram que, ao longo da história, têm obtido seu sustento principalmente por meio da agricultura familiar, da produção de farinha e de outros produtos derivados da terra.
Texto e fotos: Núcleo de Questões Agrárias e Fundiárias, com edição da Assessoria de Comunicação.