Parceria entre UFPA e MPPA, Mestrado Profissional em Segurança Pública realiza aula inaugural

O Procurador-Geral de Justiça César Mattar Jr. e o Diretor Geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) José Edvaldo Sales, participaram nesta segunda-feira (12) da mesa de abertura na aula magna do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública (PPGSP), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), da Universidade Federal do Pará (UFPA), resultante de uma parceria interinstitucional
O processo de seleção ofertou vagas para integrantes do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), entre membros e servidores efetivos indistintamente, que preencheram os requisitos do processo seletivo do curso, que terá como linha de pesquisa “Políticas, Gestão, Direitos Humanos, Criminalidade e Tecnologia da Informação”. A mesa de abertura foi composta também pelos professores doutores do programa Silvia Almeida, Maély Ramos, Edson Ramos e Aline Beckmann, que também é vice-diretora do IFCH. Às 17 horas teve início a palestra do professor Doutor Marcus Alan de Melo Gomes com o tema "Política Criminal e Segurança Pública".
Em seu discurso, o Procurador-Geral de Justiça César Mattar Jr. deixou registrado o orgulho por estar tendo a oportunidade de inaugurar um novo momento histórico: pela primeira vez um termo de cooperação entre o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e a UFPA resultou em um curso de mestrado para membros e servidores efetivos. "Me sinto muito feliz porque conseguimos avançar também na esfera acadêmica. Agradeço não somente à Universidade Federal do Pará, ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, mas também ao nosso Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, na pessoa do seu diretor geral, Dr. José Edvaldo Pereira Sales" afirmou o PGJ, que também mencionou ter iniciado tratativas no Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) para um curso de pós-graduação semelhante a este.
O Promotor de Justiça José Edvaldo Sales, Diretor Geral do CEAF, explicou que essa parceria surgiu a partir de um projeto de uma ideia da Procuradoria-Geral que permitiu ao CEAF dar início às tratativas com o programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, a partir de um termo de cooperação que temos firmado ao longo do ano passado. "Desenvolvemos essas tratativas e hoje, finalmente, culminamos com a Aula Magna, nessa turma de 30 membros e servidores aprovados para o curso de Mestrado em Segurança Pública". De acordo com a professora Silvia Almeida, coordenadora do programa de pós-graduação em Segurança Pública da UFPA, "esse termo de cooperação não prevê apenas um curso de Mestrado, pois é uma parceria que requer várias outras atividades de pesquisa, além do desenvolvimento de projetos".
Os integrantes do MPPA demonstraram satisfação em poder participar do Programa de Mestrado Profissional, como é o caso do servidor Alex Oliva, analista jurídico: "O Ministério Público já proporcionou, por exemplo, uma pós graduação lato sensu, que é a Especialização em Direitos Humanos, inclusive que eu faço, e agora uma stricto sensu. Eu acho louvável porque vai capacitar servidores e membros em uma área que tem um retorno prático para a população, que é justamente a segurança pública, e vai permitir a formação e a capacitação dos integrantes do MP para que promovam análises institucionais do sistema de segurança pública como um todo."
Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação