Palestra sobre Consumo Consciente discute temas de interesse da região do Marajó

Foi realizado nesta quinta-feira (23), em Breves, o seminário “Consumo Consciente: Alternativas para um Planeta Sustentável”. O evento ocorreu no auditório do Centro de Desenvolvimento e Educação Profissional Dr João Messias dos Santos (CEDEP) com temas de interesse do consumidor, especialmente relacionados a região do Marajó. A realização foi da Promotoria de Justiça de Breves com apoio do Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão (CAO CPC) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), com participação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Equatorial Energia.
A abertura foi realizada pela promotora de Justiça Ângela Balieiro, coordenadora do Centro de apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão (CAO CPC) e pela promotora Patrícia Medrado da 1º Promotoria de Justiça de Breves. Estiveram presentes na abertura a Secretaria Municipal de Educação, Gely Sanches e o Diretor da 13ª Unidade Regional de Educação (URE) representando a Secretaria Estadual de Educaçãono Municipio, Jeferson Otoni.
A primeira palestra foi ministrada pela equipe da Anatel, representada por Marcio Wagner Duarte Rolim, coordenador de Relacionamento dos Consumidores nos Estados do Pará, Maranhão e Amapá. O coordenador esclareceu sobre os direitos do consumidor na área da telefonia e informações sobre o funcionamento da agência, além da tecnologia 5G e como se dará a previsão de implantação na região, com as informações acerca das infovias. Após a explanação, participantes expuseram dúvidas acerca de situações relacionadas a oferta de internet na região e aos serviços das prestadores de internet tanto no quesito da telefonia e dos aplicativos de streaming.
Deram seguimento a palestras, os representantes da Equatorial, Fábio Fonseca e Emanuel Van Robert, que abordaram o tema dos direitos e deveres do consumidor e a implementação da tarifa social, além custos e benefícios da energia solar para o consumidor. Frisaram os benefícios da implementação ao consumidor e as formas de atuação pela empresa Equatorial em razão do ingresso no segmento de geração solar fotovoltaica, empregando outra de pensar e mudar a forma do consumo de energia na região, acompanhando assim a transição energética que o mercado está passando.
O seminário foi encerrado pelas Promotoras de Justiça Ângela Maria Balieiro Queiroz e Patrícia Medrado que agradeceram a parceria das instituições e enfatizaram a importância dos debates sobre o consumo consciente, que também estão sendo promovidos em outros municípios e na capital, em alusão ao dia mundial do Consumidor comemorado dia 15 de março.
Texto e imagens: CAO CPC e Promotoria de Justiça de Breves