ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Painel sobre consumo consciente abre Semana do Meio Ambiente do MPPA

Com iniciativa do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e Comissão do Programa MP Saudável, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) deu início hoje (05) à programação da Semana do Meio Ambiente, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
Belém 05/06/18 15:25

Com iniciativa do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e Comissão do Programa MP Saudável, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) deu início hoje (05) à programação da Semana do Meio Ambiente, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

O evento visa a conscientização ambiental de membros, servidores e a sociedade como um todo, sobre a importância de cuidar e incentivar a prática do consumo sustentável, e também de preservar o meio ambiente para a atual e as futuras gerações.

IMG_5707.JPG

O Procurador Geral de Justiça do Pará, Gilberto Valente Martins, foi representado no evento pela Procuradora de Justiça, Cândida de Jesus Ribeiro. Durante a fala, a procuradora se disse feliz em participar de um evento tão importante e necessário. Em seu discurso, a Procuradora de Justiça mencionou as diversas formas de degradação ambiental causadas pelo ser humano e como elas são nocivas ao planeta. Porém, demonstrou otimismo na mudança deste panorama. “Apesar de tudo, o importante hoje em dia é que nós temos a oportunidade de tentar reverter os impactos ambientais ocorridos no planeta”, afirmou.

Cândida também destacou a necessidade de criar a consciência de cuidar do meio ambiente, até mesmo nos utensílios que usamos. “Precisamos refletir sobre o que os nossos hábitos de consumo estão causando socialmente e ambientalmente na sociedade. Necessitamos rever os nossos conceitos e passar isso para outras pessoas, para que elas possam ter o entendimento que hoje não possuem. Eu espero que nós, do MPPA, avancemos cada vez mais neste assunto, realizando o nosso papel como defensor do meio-ambiente, proporcionando melhores condições de vida para o nosso planeta”, finalizou a procuradora de Justiça.

IMG_5720.JPG

A promotora de Justiça e coordenadora do Caoma, Myrna Gouveia, destacou a necessidade de levar o conhecimento do consumo consciente à toda sociedade, despertando o interesse para a preservação. “O intuito é conversar sobre o consumo consciente, porque a proteção do meio ambiente, além de ser uma responsabilidade do poder público, também é um dever de todos. Devemos zelar pela proteção e preservação às presentes e futuras gerações”, disse.

_DSC0028.JPG

Durante o evento, a coordenadora do núcleo socioambiental do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE/PA), Evelise Rodrigues, ministrou o painel sobre a experiência da gestão de resíduos nas organizações, como a Justiça atua acerca do meio ambiente e o que precisa ser feito para que a atual e as futuras gerações possam agregar essas ideias ao seu dia a dia. “Estamos quebrando os paradigmas que a Justiça não é só julgar, porém, ela tem a preocupação de prestar a jurisdição de forma eficaz e mostrar à sociedade que é possível fazer a gestão dos resíduos sólidos, bem como ter a percepção que o resíduo não é lixo, mas que é um objeto de valor que vai servir para o catador e, com isso, gerar renda, inclusão e cidadania”, ressaltou Evelise.

O diretor do Grupo Líder João Augusto Rodrigues também falou da experiência de gestão de resíduos. Ao final o coordenador do curso de Moda da Unama, Fernando Hage fez uma palestra com o tema "Moda e Consumo Consciente".

IMG_5709.JPG

A mesa de abertura foi composta pela procuradora de Justiça, Cândida Ribeiro; pelo Promotor de Justiça, Marco Aurélio do Nascimento; Promotora de Justiça Myrna Gouveia; Promotor de Justiça Godofredo Pires e da Promotora de Justiça e Ouvidora do MPPA, Andréa Sampaio.

O evento continuará até o dia 7 de junho, e contará com palestras, feiras, exposições, oficinas, além de um "troca-troca" de livros, CDs e DVDs.

Texto: Maryane Brito
Revisão: Ellen Vaz
Fotos: Alexandre Pacheco

Fale Conosco