Operação Belo Monte: GSI/MPPA e CORE/PCPA deflagraram ação para cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão contra foragido da Justiça de Minas Gerais
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), atendendo a pedido de cooperação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Governador Valadares, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), e por meio de seu Grupo de Segurança e Inteligência (GSI), com o apoio operacional da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Estado do Pará (PCPA), cumpriu, nesta quarta-feira, 30 de julho, mandados de prisão e de busca e apreensão. A operação ocorreu na zona rural do Município de Senador José Porfírio.
O alvo da ação foi SILDO GOMES JÚNIOR, foragido da Justiça de Minas Gerais e condenado por homicídio qualificado na cidade de Aimorés/MG.
A operação contou com um efetivo de 18 policiais da PCPA e do GSI/MPPA. Teve como base a decisão proferida pelo juízo da Vara Única da Comarca de Aimorés/MG, que atendeu ao pedido formulado pelo GAECO-GV/MPMG. Tal decisão deferiu a medida cautelar de busca e apreensão e expediu o mandado de prisão por condenação por homicídio qualificado, conforme o art. 121, §2º, incisos I e IV do Código Penal, tendo como vítima JAIR DAMASCENO FILHO.
Sildo, condenado a uma pena superior a 17 anos, estava foragido desde setembro de 2024. No momento da abordagem, ele portava um documento de identidade falso e uma pistola calibre 9 mm municiada.
O condenado ficará custodiado na cidade de Altamira, enquanto as providências para o seu recambiamento para o estado de Minas Gerais estão sendo adotadas.
Texto e fotos: GSI