MPPA participa da Solenidade da OAB/PA de Juramento de novas advogadas
.jpeg)
Na quarta-feira (27), a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB-PA) realizou a Solenidade de Juramento e Tomada de Compromisso de aproximadamente 60 novas advogadas. O evento ocorreu no auditório Nathanael Farias Leitão, situado na sede do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), e integrou as atividades alusivas ao Mês da Mulher.
A cerimônia contou com a presença da subprocuradora-geral de Justiça para a área técnico-administrativa, Ubiragilda Silva Pimentel, que representou o procurador-geral de Justiça, César Mattar Jr. Em sua fala, Pimentel destacou a relevância da equidade de gênero e dos direitos das mulheres no exercício da advocacia.
"Existe direito das advogadas, gestantes, lactantes e adotantes, progressão contra a discriminação e violência de gênero, assédio moral e violência institucional. A gente tem isso e enfrentamos a violência institucional. Quando nós buscamos a nossa equidade no nosso trabalho, na nossa vida profissional, essa é a violência institucional", destacou.
"Eu digo aos homens que nós não queremos tomar o lugar deles, queremos somente a igualdade de investimentos, de tratamento, de respeito. É só isso que nós queremos. E é isso que buscamos. A luta é por isso", complementou.

A mesa da solenidade foi composta pela vice-presidente da OAB-PA, Brenda Araújo, que atuou como presidente em exercício; pela secretária-geral da OAB-PA, Eva Franco; pela conselheira Federal da OAB, Bruna Koury; pela presidente da Comissão das Mulheres e Advogadas (CMA) da OAB-PA, Tarita Cajazeira; pela defensora pública-geral do Estado do Pará, Mônica Belém; pela vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAPA), Karoline Vitelli; pela vice-diretora da Escola Superior da Advocacia (ESA), Valena Jacob; e pela vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-PA, Ana Carla Mindello.
A solenidade foi marcada por discursos que reforçaram o compromisso da OAB-PA com a valorização das mulheres na advocacia. Durante o evento, foi distribuída, em primeira mão, a "Cartilha da Mulher Advogada", elaborada pela OAB-PA, com o objetivo de informar e fortalecer as advogadas acerca de seus direitos, prerrogativas e meios de proteção e apoio no exercício da profissão.