ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Núcleo Mulher realiza palestra sobre assédio e importunação sexual no Instituto Evandro Chagas

Ananindeua 20/03/25 15:00

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último 8 de março, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), através da promotora de justiça Darlene Rodrigues Moreira, realizou, na última quarta-feira (12), uma palestra no Instituto Evandro Chagas (IEC), em Ananindeua. O evento, considerando o plano de atuação do Núcleo Mulher e da Promotoria de Justiça de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, foi organizado a convite da jornalista do IEC, Maria Madalena dos Santos Pacífico, e teve como objetivo sensibilizar e informar sobre temas relevantes para a luta contra a violência de gênero.

Foi abordado durante o turno da manhã o tema "Assédio Sexual e importunação sexual". A palestra destacou a diferença entre os dois tipos penais, e as condutas que são admissíveis e as proibidas dentro e fora do ambiente de trabalho. A exposição também ressaltou a importância da mulher em denunciar qualquer ato que lhe cause desconforto, como forma de combate a essas condutas.

O evento também trouxe à tona a importância de identificar o assédio em suas diversas formas, como atitudes abusivas expressas por palavras, comportamentos, atos, gestos ou escritos, que podem prejudicar a personalidade, a dignidade ou a integridade física e psíquica da vítima. Além disso, pode colocar em risco o emprego da pessoa ou até mesmo degradar o ambiente de trabalho.

Durante a palestra, a importância da denúncia em qualquer ato de assédio que lhes cause desconforto foi enfatizada, como forma de combater essas práticas e criar ambientes mais seguros e igualitários.

Para ilustrar o tema, a promotora citou casos de repercussão midiática, como o ocorrido em Fortaleza, Ceará, onde um empresário apalpou indevidamente uma vítima na saída de um elevador, e também filmes e documentários que retratam casos reais de assédio sexual, como Bombshell (O escândalo, 2019), The Morning Show (2019-presente), Audrie & Daisy (2016), Surviving R. Kelly (2019) e Confirmation (Confirmação, 2016).

O MPPA segue atuando ativamente na prevenção e combate à violência doméstica, promovendo a conscientização social e garantindo a efetivação dos direitos das mulheres para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Fale Conosco