ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Núcleo Mulher realiza ação do projeto de multi-acolhimento social no residencial Viver Primavera em Belém

Belém 30/08/24 15:30

Entre os dias 20 e 23 de agosto, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do Núcleo de Proteção à Mulher (Núcleo Mulher) realizou, uma ação social do projeto de Multi-acolhimento Social, no Residencial Viver Primavera, no bairro do Tapanã, em Belém, com cursos e encaminhamentos jurídicos, odontológicos e psicológicos.

O evento contou com representantes parceiros do projeto como a ONG Terra Pará, representada por Dayse Cristina Nascimento Farias; a Fundação Instituto de Desenvolvimento Social e Apoio à Mulher Paraense (IDESAMP), representada por Sthefani Vitória Farias Brasil; o Instituto de Desenvolvimento Social (IDESO) de Benevides, representado pela Presidente Senhora Luciane Costa Ferreira e o Instituto Ambient (IA), representado pelo Diretor Presidente, Murilo Monteiro de Souza, com base no Acordo de Cooperação Técnica.

A atividade ocorreu em atendimento ao pedido da líder comunitária Cíntia Monteiro, que é coordenadora da Roda de Conversa de mulheres do Residencial Viver Primavera no Tapanã, a qual solicitou palestras com a temática de violência contra as mulheres e capacitação para o mercado de trabalho. Na ocasião, a ação contou com a presença de mães e seus filhos. 

O Núcleo Mulher do MPPA explica que a ação social foi pensada com o intuito de gerar impacto positivo na vida de mulheres hipossuficientes e em situação de violência doméstica e familiar que não tem recursos próprios para se deslocarem de onde moram e poderem receber orientações.

Dessa forma, o objetivo do projeto é promover mudanças e melhorias através da conscientização por palestras e/ou rodas de conversa e fazer cursos de capacitação profissional para o mercado de trabalho com o intuito de combater a pobreza, reduzir desigualdades, promovendo a inclusão social e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Representando a coordenadora do Núcleo Mulher, Luziana Dantas, a assessora ministerial Georgia Toscano foi encarregada de fazer abertura do evento onde falou sobre a atuação e importância do Núcleo de Proteção à Mulher, fazendo a entrega das Cartilhas do Núcleo: Proteção às Mulheres, de Crimes contra a Mulher, de Violência Obstétrica, Folder do Projeto de Multi-acolhimento Social e Glossário de “Roubadas” Amorosas. Além disso, fez também a divulgação da cartilha de "Violência Política contra as Mulheres", a qual foi elaborada pelo Doutor Edvaldo Pereira Sales, Diretor do CEAF, e será incluída no QR-code das cartilhas do Núcleo Mulher.

Pelos parceiros, também houve apresentações sobre Lei Maria da Penha e empoderamento feminino (IDESO); empreendedorismo feminino no mercado de trabalho, casa de passagem de longa permanência, apresentação de absorventes sustentáveis, economia solidária e direitos das mulheres (ONG Terra Pará e IDESAMP) e do Instituto Ambient.

Durante os quatro dias de ação, foram ofertados pela manhã e tarde, cursos de designer de sobrancelhas, aplicação de cílios tufinhos, manicure e pedicure, maquiagem e artesanato.

No último dia, pela manhã, representando o Núcleo Mulher, a psicóloga Francynete Melo e Silva, fez o cadastro e encaminhamentos jurídicos, odontológicos e psicológicos a outros parceiros da rede de Proteção à Mulher pelo Projeto de multi-acolhimento Social, que assinaram o Acordo de Cooperação Técnica, além de encaminhamentos à Promotoria de Justiça da Infância e Juventude e ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Marajó. Também pela manhã foram realizados pelo IDESO, atendimentos com três assistentes sociais e três nutricionistas.

Encerrando a ação houve a entrega de Certificados pelos parceiros: ONG Terra Pará, Fundação Instituto de Desenvolvimento Social e Apoio à Mulher Paraense (IDESAMP) e Instituto Ambient.

Adesão à campanha nacional da COPEVID/ GNDH

Durante o chamado "agosto lilás", mês em que são realizadas ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, o MPPA divulgou, vídeo institucional no dia 7 de agosto, data alusiva ao aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha, em parceria com a Comissão Permanente de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (COPEVID), integrante do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNHD), órgão do Conselho Nacional de Procuradores Gerais.

Confira abaixo:

Texto e fotos: Núcleo Mulher do MPPA, com edição da Ascom MPPA

 

Fale Conosco